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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Coração brasileiro e alma francesa: L’Occitane au Brésil

Testei e aprovei os produtos da novíssima marca do grupo L’Occitane en Provence, que homenageia a biodiversidade brasileira e já chegou às lojas e ao e-commerce. A linha é fabricada no Brasil, com matérias-primas dos biomas do cerrado e da caatinga, usadas pela primeira vez na indústria de cosméticos, depois de dois anos de pesquisa e desenvolvimento. Também achei um luxo a identidade visual e as ilustrações das embalagens.   


Olivier Baussan, fundador da marca há mais de 35 anos, tem um olhar acurado para o design e encontrou nos artistas brasileiros Marilda Castanha, Andrés Sandoval e Manassés Borges a identidade que, acredita, irá atingir o seu público alvo: consumidores das classes A e B que se interessam por produtos naturais de alta qualidade, que inspirem compromisso com a descoberta de ingredientes autênticos e com a cultura - mesma filosofia com que iniciou a empresa em Provence no final dos anos 1970.

A nova marca foi apresentada em março, por Baussan em São Paulo

Identidade da L'Occitane au Brésil

Pintura de Marilda Castanha

A premiada ilustradora de livros infantis, a mineira Marilda Castanha, idealizou a imagem forte de identidade da nova marca do grupo, com árvores que foi reinventando para representar a diversidade dos biomas brasileiros.

Jenipapo


Ilustração de Andrés Sandoval

A linha de produtos com extrato de Jenipapo, típico do Cerrado, com fragrância floral-frutada, teve seus rótulos criados por Andrés Sandoval, formado pela Universidade de São Paulo em Arquitetura e com  trabalhos publicados por Le Monde, pelas revistas The New Yorker e Piauí, entre outros. Ele criou por exemplo ilustração para as garrafas de Coca-Cola no lançamento da Copa das Confederações (2012), com imagens das capitais que irão receber os jogos; e para o mural da Galeria Melissa, em São Paulo (2007).

Mandacaru

Xilogravura de Manassés Borges

Verdadeiro personagem da Caatinga, o Mandacaru se destaca com suas flores gigantes. Seguindo a tradição da família na arte da xilogravura, iniciada pelo pai, J. Borges, Manassés Borges destacou-se mesmo vivendo no sertão de Pernambuco, próximo a Bezerros. É dele a ilustração das embalagens dessa linha de fragrância marcante, ainda que suave.

Cenografia
  
Como Baussan é um filantropo comprometido com a área social - ele tem projetos sociais em vários países - ao desenvolver um produto aqui não faria diferente. A cenografia das vitrines das lojas então foi feita em parceria com a Oficina de Artes Boracea, ONG sediada em Embu das Artes, São Paulo, fundada e administrada por pessoas em situação de rua que fizeram da reciclagem de materiais como papelão, jornal e ferro o seu meio de sustentação. A instituição reproduziu a floresta ilustrada na identidade visual da marca com árvores feitas a partir de materiais reciclados e papel de Diário Oficial.

Projeto de Marcelo Rosenbaum, artista comprometido com a sustentabilidade

Para criar o móvel de exposição dos produtos foi convidado o consagrado designer Marcelo Rosenbaum, que se inspirou nas feiras livres ao buscar unir design e funcionalidade.

Os produtos

As linhas são bastante completas, com produtos para rosto corpo e cabelos, produzidos com as matérias primas locais que, bem ao gosto da empresa de Provence, tem nome e endereço. Para a linha Jenipapo, o cultivo é feito no Sitio do Bello, localizado na cidade de Paraibuna, interior de São Paulo. O produtor é o Sr. Douglas Bello que, desde 2009 viabiliza frutas típicas do Brasil que não estejam disponíveis no mercado atualmente de maneira sustentável e respeitando o meio ambiente.

O Mandacaru é muito especial. Resistente aos períodos de seca da Caatinga pelo poder de armazenar água no caule, deixa desabrochar suas flores raras apenas durante a noite, anunciando a chegada das chuvas, e exalando um perfurme inconfundível por curto período de tempo, pois murcham pela manhã.

Seguindo os mesmos valores de autenticidade e respeito ao meio ambiente a L’Occitane au Brésil buscou adquir o produto de produtores da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc, pelo programa que desenvolve junto à população dessas regiões do interior da Bahia. O produtor de mandacaru é o Sr. Alcides Peixinho, manteve a tradição do cultivo da planta, antes usada para alimentação dos animais.

Redes Sociais

A L’Occitane au Brésil tem perfil próprio no Facebook e no Instagram:
www.facebook.com/loccitaneaubresil
@loccitaneaubresil
Loja online:
br.loccitane.com

Fotos: cortesia  L’Occitane au Brésil
Imagem de Olivier Baussan: Cauê Diniz