Sobre este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

Irregularidade no Teatro Nacional suspende espetáculo com Ana Botafogo

Norma Lillia cancelou a apresentação do espetáculo O mundo de Barbie, com a bailarina Ana Botafogo, ao ser informada pelo Juizado da Vara da Infância e Adolescência que o Teatro Nacional, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, não possui habite-se e nem alvará do Corpo de Bombeiros, que não autoriza o funcionamento do Teatro desde 2006, segundo a Secretaria de Cultura. Desde então, confirma o órgão do Governo do Distrito Federal. Na ocasião, uma relação de 33 itens de segurança foram exigidos e nunca cumpridos.

Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, na magnífica imagem da fotógrafa Candida Höfer (exposição Luz, Linhas, Lugares): risco eminente para artistas e platéia?
  
Adverte Norma Lillia em seu comunicado que "as atividades do Teatro continuam ininterruptas, mesmo sem liberação do Corpo de Bombeiros, colocando em risco, diariamente, a vida de mais de 1500 pessoas. O Teatro Nacional, como qualquer teatro no mundo, oferece sempre risco iminente de incêndio por ter na sua estrutura madeiras, tecidos, carpete e carga alta de eletricidade que alimenta os refletores de luz, que por sua vez geram altas cargas de calor. Por isso a correta e devida atenção para evitar riscos é infinitamente maior do que outros espaços." 

Norma Lillia: ao buscar autoização para seus alunos participarem do espetáculo, a surpresa com as irregularidades da mais tradicional casa de espetáculos de Brasília

Essa é a realidade de muitos teatros e casas de espetáculos no Brasil. E várias salas tem tido suas atividades suspensas em função da repercussão da  tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Foto de Norma Lillia: reprodução