Sobre este blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Picasso em Londres: uma exposição obrigatória

Becoming Picasso: Paris 1901 (Tornando-se Picasso; Paris 1901) revela o surgimento do artista que, aos 19 anos, disparou sua carreira com a exposição organizada pelo influente marchand Ambroise Vollard. A maior parte das pinturas daquela mostra estão expostas a partir de hoje no Courtauld Institute of Art, em Londres.

Criança com pomba: destino desconhecido após esta mostra  

Os trabalhos desse período mostram as peripércias de Pablo Picasso (1881-1973) ao pegar os estilos de artistas da época como Van Gogh, Degas e Toulouse-Lautrec e reinventá-los à sua moda. O show foi um sucesso e projetou o artista que, ao conquistar Paris, ganhou o apelido de "invasão espanhola". 

 Auto-retrato do ambicioso artista aos 19 anos
 Arlequim e companhia
O quarto azul - todos os estilos reunidos em um único quadro

Na segunda metade daquele ano o artista espanhol deu uma guinada em seu trabalho, após o suicídio de seu amigo o pintor Carlos Casagemas. A cor azul passou a dominar suas pinturas, iniciando o período mais importante da carreira de Picasso. "Criança com pomba", quadro que marcou a transição para o Período Azul, em breve vai deixar a Gran Bretanha, onde residiu desde os anos 40, propriedade da aristocrática família Aberconway, de Gales, e onde esteve em exibição pública desde 1970. A obra foi vendida pela casa de leilões Christie para um comprador anônimo de outra nacionalidade por 50 milhões de libras (79 milhões de dólares). A expectativa é de que seja levada para Russia ou Estados Unidos. A exposição na Courtauld Gallery pode ser a última oportunidade de admirar o quadro.

Becoming Picasso: Paris 1901
14 de fevereiro a 26 de maio de 2013
The Courtauld Institute of Art
Somerset House, Strand, London, WC2R 0RN, UK