Sobre este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sabores e aromas italianos


Os vinhos, a gastronomia italiana e combinação dos dois é o tema do encontro orquestrado na noite desta terça, 17 de julho, pelo sommelier Paulo Kunzler e Antonello Monardo, comandante do espaço Monardo Gastronomia e Cultura. Nada de complicação: falar de vinhos, aprender dicas de harmonização, saber um pouco sobre a história e o processo de elaboração da bebida, saboreando pratos tradicionais da cozinha de Roma e provando rótulos das regiões do Piemonte e da Toscana.
O mini curso, seguido de jantar harmonizado, não tem a pretensão de formar ninguém na arte da enologia, mas auxiliar os participantes que desejam se iniciar no mundo do vinho a escolher a bebida adequada a cada prato. A degustação começa com o espumante da variedade Glera, o Prosecco di Valdobbiadene, da Casa Bianca. Na sequência, serão servidos dois tintos: o Barbera D´Alba D.O.C. Sovrana e o Le Maestrelle Santa Cristina, uma assemblage de Sangiovese, Merlot e Syrah. Há também, o branco Santa Cristina, Grechetto Procanico.

O prato principal, escolhido por Antonello, é o spaghetti all’amatriciana, receita, típica da cidade de Amatrice, no interior do Lazio, região de Roma, que é preparada com bacon italiano e molho de tomate.

Antes e após a refeição, estará disponível uma seleção de queijos, dentre eles o italiano Bel Paese, que será servido com doce de leite na sobremesa, acompanhado de um vinho de colheita tardia.

Minicurso de Vinhos
Monardo Gastronomia e Cultura
201 Sul, bloco B, loja 9
61 3425 3566
Terça-feira 17 de julho, das 19h30 às 22h30