Sobre este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Siron Franco no Rio+20

A exposição “Brasil Cerrado”, do artista plástico Siron Franco, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, integra a agenda de atrações culturais do Rio+20. Trata-se de uma videoinstalação multissensorial instalada em uma área de mais de 600m2 com o propósito de estabelecer uma relação do visitante com o Cerrado brasileiro, berço do artista, e chamar a atenção para a urgência de sua preservação. 


São quatro salas e dois megapainéis com animais, flores, texturas e cheiros do Cerrado mostrados em projeções em HD, fotos, textos e esculturas ambientados com elementos e sonorização que possibilite uma aproximação com a natureza da região. Na segunda parte da mostra, a destruição desse que é o segundo maior bioma brasileiro, com cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, mais de 23% do território brasileiro.

A questão ambiental está presente na obra de Siron Franco que, com apoio da Prefeitura do Rio, participou do Fórum Global da Conferência da ONU Eco’92, quando criou o Monumento à Paz, desde então instalado no Centro da cidade.

Foto: divulgação