Sobre este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Candango Produções: memória afetiva dos anos 80


Entrevistas feitas por Alexandre Ribondi e textos assinados por Cláudia Pereira e Romário Schettino estão reunidos sob o título "O Sonho Candango - Memória Afetiva dos anos 80", que recupera histórias e vivências dos projetos realizados pela Candango Produções.  O livro será lançado hoje, a partir de 19h, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

Cláudia instigou Schettino e Ribondi a recuperarem a memória cultural da Brasília dos anos 80

A Candango Produções, cinco anos - período de 1982 a 1986 - produziu cultura intensamente: seis curtas-metragens, quatro espetáculos teatrais, três mostras de cinema, o primeiro festival de bandas de rock da capital brasileira e criação e administração do primeiro teatro de bolso de Brasília, o Teatro da ABO. 


O livro é fruto da iniciativa da antropóloga e diretora de criação Cláudia Pereira, uma das sócias da Candango Produções, que lembra com nostalgia do tempo em que “tudo era feito com a cara e coragem de uma geração que, tendo nascido nos anos 50, carregava na bagagem o sonho de liberdade dos anos 1960 e os horrores da repressão política que se alastrou pelos anos 1970”. Decidida a preservar essa memória, Cláudia reuniu os ex-sócios na produtora, o jornalista Romário Schettino e o produtor Cleber Loureiro, e convidou o jornalista Alexandre Ribondi para participarem dos esforços de mergulhar nos arquivos e construir um documento que terá tiragem inicial de 1.000 exemplares e que poderá ser referencial para o estudo da produção cultural em Brasília.

Nos relatos e entrevistas surgem personagens da cena cultural do período: os diretores de teatro Hugo Rodas, B. de Paiva, Guilherme Reis, Humberto Pedrancini, Dimer Monteiro, Fernando Villar, Nielson Menão, com os atores Chico Sant’Anna (responsável também pela pesquisa de imagem do livro), Marcos Bagno e Gê Martu, as atrizes Iara Pietricovsky e Carmem Moretzsohn, o fotógrafo Jacque Cheuiche, os cineastas Zuleica Porto, Armando Lacerda, Sérgio Bazi e João Lanari, o roqueiro Phillipe Seabra, a punkeca ("as meninas da turma punk") Patrícia Miranda, o jornalista Irlam Rocha Lima, o ator e diretor João Antonio e a arte-educadora Maria Duarte. 

Sonho Candango é um projeto que vai agregar blog, programa de rádio e de televisão. A partir do dia 24 de abril, o blog com trechos do livro já estará no ar. Em breve também o projeto poderá ser acessado pelo rádio e, no segundo semestre, ganhará as telas da televisão, com apresentação do jornalista Alexandre Ribondi. Para o lançamento, está sendo preparada uma verdadeira festa, com a presença de vários dos entrevistados. “Será uma noite de letras e performances”, avisa Cláudia Pereira, com ambientação assinada pelo artista plástico Ralph Gehre e iluminação de Dalton Camargos.

O Sonho Candango - Memória Afetiva dos anos 80
Ficha técnica
Concepção: Cláudia Pereira
Textos e entrevistas: Alexandre Ribondi
Pesquisa de imagem: Chico Sant’Anna
Consultoria: Romário Schettino
Programação visual: Isabela Rodrigues
Revisão: Denise Goulart
Realização: Gabinete C

Lançamento: 2 de maio de 2012
Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Horário: 19h
Entrada franca

Foto Cláudia Pereira: Bruno Pimentel para GPS Brasília