Sobre este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica Brasileira abre temporada brasiliense

Com a presença do seu novo diretor artístico, Fernando Bicudo, a Orquestra Sinfônica Brasileira voltou a se apresentar em Brasília, no último domingo. A OSB foi a primeira sinfônica a tocar na nova Capital, exatamente em sua inauguração. A série Ágata, da temporada 2012, começou com uma noite comandada por seu regente titular, Roberto Minczuk, que abriu com "Frevo", de Claudio Santoro, na Sala Vila Lobos, do Teatro Nacional, que leva o nome do compositor. O pianista Saleem Abboud Ashkar foi a estrela do concerto executando Brahms e a OSB tocou ainda duas peças de Richard Strauss, que exibiram a notável qualidade artística da orquestra. 

Roberto Minczuk vai reger mais dois concertos na temporada brasiliense

O pianista palestino pianista palestino Saleem Abboud Askhar estreou este ano com a OSB e escolheu interpretar o "Concerto nº 1 para piano em ré menor", de Brahms. Ashkar, nescido em 1976 em Nazaré, estudou na Royal Academy of Music, em Londres, e na Hochschule für Musik und Theater, em Hannover. Descoberto por Zubin Mehta, iniciou sua carreira aos 17 anos na Filarmônica de Israel e, aos 22, fez seu début no Carnegie Hall de Nova York, com a Filarmônica de Chicago sob a direção de Daniel Barenboim. 

Ashkar tem se dedicado à paz entre Palestina e Israel pela música

Tem se apresentado com algumas das principais orquestras do mundo, dentre elas as filarmônicas de Viena, Israel e Berlim e maestros como Ricardo Muti, Bertrand de Billy, Lawrence Foster e Vladimir Fedoseyev. Ashkar é integrante da West-Eastern Divan Orchestra, conhecida Orquestra da Paz, que reúne músicos judeus e palestinos, atualmente dirigida pelo argentino Barenboim.  


A sala Villa Lobos estava lotada e a platéia indica que as próximas apresentações deverão ser concorridas.  Vale anotar a programação e adquirir os ingressos antecipadamente:

Sábado 12 de maio - 21h

Regência: Marcelo Lehninger
Programa: Maurice Ravel - Ma Mère L'Oye: cinco peças infantis (Suite)
                  Franz Joseph Haydn - Sinfonia  nº 88 em Sol maior
                  Dmitri Shostakovich - Sinfonia  nº 5 em ré menor, Op. 47

Quarta 11 de julho - 21h

Regência: Roberto Minczuk e Sergei Eleazar de Carvalho
Programa: O Mestre dos Maestros - celebração a Eleazar de Carvalho

Sábado 11 de agosto - 21h

Regência: Roberto Minczuk
Violão: Manuel Barrueco
Programa: Joaquín Turina - Danças Fantásticas, Op. 22
                  Joaquín Rodrigo - Conceeto de Aranjuez
                  Nikolai Rimsky-Korsakov - Sheherazade, Op. 35