Sobre este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Moda e Modernidade na Belle Époque Carioca


A professora e Mestre em Comunicação Social e em História da Moda Rosane Feijão, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, lança o livro "Moda e modernidade na Belle Époque carioca", nesta terça-feira, dia 10, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em evento que inclui a mesa redonda sobre a importância da pesquisa histórica para o estudo da moda.


O bate-papo acontecerá no Teatro Eva Herz, da livraria, sob o tema "A investigação histórica e sua relevância para o estudo da moda", com a participação de Rita Andrade, que é professora da pós-graduação em Cultura e do Bacharelado em Design de Moda na Faculdade de Artes Visuais na UFG, e Marco Antonio Vieira, coordenador do curso de Design de Moda do IESB, além da autora. O grupo discutirá as formas pelas quais a análise histórica afeta o trabalho e processos criativos dos profissionais da área.


Marco Antonio Vieira comentou que "o livro 'Moda e Modernidade na Belle Epoque Carioca', escrito pela pesquisadora Rosane Feijão, propõe iluminar o periodo compreendido pelo final do século XIX e início do século XX na cidade do Rio de Janeiro" e esclareceu que a autora "não se confina à exploração de conteúdos que se limitem ao vestuário e estende seu olhar investigativo sobre a reforma urbanística vivida pela capital Fluminense naquele momento, assim como sobre uma série de mudanças comportamentais que vão desde uma nova percepção estética do corpo carioca a novas regras de etiqueta social".

"Trata-se, em poucas palavras, de um retrato que faz rever e reviver uma época determinante para os homens e mulheres daquela época e para as relações que passam a manter com a vida e malha urbanas de uma das mais belas cidades do mundo", explicou.

Marco Antonio enfatizou a importância de mais um lançamento da Editora das Letras e das Cores, dirigida pela professora Kathia Castilho, "uma destacada pesquisadora e uma das fundadoras do Colóquio de Moda, o mais importante encontro acadêmico de moda da América Latina".

Teatro Eva Herz
Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
das 19h30 às 21h30