Sobre este blog

sábado, 7 de abril de 2012

BlowCar: novos ares na indústria automobilística

Lançado no Motor Show 2011, em Bolonha, o projeto verdadeiramente inovador, criado pelo consagrado arquiteto Dario Di Camilo, pode chegar no Brasil. O designer, que já colaborou outras vezes com a indústria automobilística brasileira, está negociando a fabricação desse veículo italiano, desenvolvido para rodar na cidade, com a segurança e o meio ambiente como prioridades. Di Camilo esteve no Brasil durante o Capital Fashion Week, quando anunciou a parceria com a Maison de alta costura Gattinoni para customização do exterior do carro, onde a carroceria de metal é substituída por peças infláveis fabricadas com um tecido-borracha.

Dario Di Camilo e o presidente da Gattinoni, Stefano Dominella: parceria para "vestir"  mini car

O BlowCar foi criado dentro da concepção de carro bolha, surgida na Europa do pós-guerra, e além de compacto (1,55m de largura por 3,01m de comprimento e 1,45m de altura), com capacidade para 2 ou 4 lugares, é muito fácil de manobrar e estacionar em espaços restritos. Pode ser fabricado em três versões de motor: endodérmico, a gasolina (autonomia de 600 km); elétrico (autonomia de 350km) e híbrido, elétrico e gasolina (autonomia de 450 km).  Econômico, na versão com motor a gasolina pode fazer, segundo seu projetista, 30km com 1 litro e a velocidade máxima é de 100km/h. 

  
Essa nova carroceria tem estrutura em aço e para o corpo, utiliza a tecnologia de inflatable systems do setor aeroespacial de estruturas dilatáveis como o escorregador de emergência de aviões, os paraquedas e airbags para sondas aero espaciais. Enfatiza o autor do projeto que isso representa muito maior segurança para os passageiros que trafegam "envolvidos por um gigante airbag". O carro inteiro e sua mecânica estão voltadas para a proteção, explica o ex-designer da Fiat, comandante de sua própria empresa. 

BlowCar Jeans e interior do veículo com quatro lugares

O material utilizado também permite a personalização e basta "trocar de roupa e se tem um novo carro", complementa. O custo varia de acordo com a mecânica utilizada e número de passageiros mas a estimativa é de 11.700 euros (gasolina com dois lugares) até 16.500 euros (elétrico com 4 lugares). 

As versões criadas são o BlowRoad, BlowEco e BlowCabrio (conversível) e as personalizações, chamadas Blow Chamaleon, são BlowSugar, BlowEva e BlowJeans. A previsão para o concept car chegar ao mercado europeu é dezembro de 2012. Chegará ao Brasil? Por quanto? 

Foto Camilo/Dominella: Daniel Fama
Fotos Motor Show: BlowCar