Sobre este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Stefano Dominella: alta costura não é business

Stefano Dominella, presidente da Maison Gattinoni - uma das três casas de alta costura mais antigas da Itália, as outras são Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci - disse ontem em entrevista coletiva que a alta moda não vai acabar, apesar da crise econômica e do fato de que, segundo ele, não mais do que 60 mulheres no mundo consomem haute couture. "A alta moda não é business, é cultura da moda; é estudio de pesquisa para o prêt-a-porter, é o propulsor para as licenças (óculos, perfumaria, acessórios)."

Dominella: que Gattinoni seja amuleto de sorte para Capital Fashion Week

Apesar das dificuldades econômicas pelas quais a Europa vem passando, Dominella acredita que o processo é cíclico e que, portanto, a recuperação virá. Profundo conhecedor do setor, ele é mais do que presidente da grife e sócio do diretor artístico Guillermo Mariotto na divisão de alta costura. Dominella participa da cúpula da Câmara Nacional da Moda Italiana e da direção da entidade que reúne as empresas e indústrias de moda do Lacio, região de Roma, que, com Milão e Florença forma os três núcleos da moda italiana. Veja aqui todas as atividades que desenvolve mas que apesar delas brincou, ainda dorme "oito horas por noite".

Tecidos experimentais: laminado em seda e gazar e jaqueta de palha tecnológica trabalhada artesanalmente

"Uma Casa que nasceu da Alta Moda, não poderia deixar de fazer alta costura" disse, lembrando que esse nicho também "sobrevive das noivas que usam todas as suas economias para ter um vestido assinado por Mariotto". Ele ressaltou a importância dos testes realizados com tecidos experimentais que, a partir das coleções couture, chegam ao prêt-a-porter, onde a grife também atua - ela apresenta sua coleção couture no evento Alta Roma e a linha pronta para vestir em Milão.

Dominella: "98 dias de trabalho para um vestido tão curto"

A realização da alta costura é a "expressão máxima da capacidade manual; na Gattinoni tudo é realizado no atelier, à mão, inclusive as rendas; é o vestido único, criado para a cliente e confeccionado no corpo da cliente, cujo preço jamais se diz - é um segredo entre a Maison e a cliente", sentenciou. "Não se enganem com o prêt-a-porter de luxo que é fabricado e se diz alta costura", alfinetou.

Foto Stefano Dominella: Daniel Fama
Vestidos coleção Primavera-Verão 2012 Alta Costura: cortesia Gattinoni