Sobre este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

Degustação de vinhos Quinta da Pellada no Dom Francisco 402

O Dom Francisco da 402 Sul em parceria com a importadora Mistral realiza esta noite um jantar harmonizado com degustação dos vinhos da Quinta da Pellada, tradicional vinícola portuguesa, considerada uma das mais importantes do Dão. Estará presente o engenheiro e enólogo Álvaro Castro, proprietário da marca.


Álvaro Castro herdou a propriedade em 1980 e apresentará um pouco da história da vinícola, localizada na região da Beira Alta, no norte de Portugal, que tem excelente terroir. Colabora diretamente com ele a filha Maria, desde 2000. Formada em Engenharia Biotecnológica, ela tem experiência de trabalhar com enologia em Portugal e também em Bordeaux, na França.

Álvaro Castro em sua propriedade

O Quinta da Pellada Touriga Nacional, um dos vinhos do jantar, é para toda a crítica especializada um dos melhores vinhos do país e talvez o maior expoente da emblemática casta Touriga Nacional. Uma das maiores autoridades do mundo em vinhos, a inglesa Jancis Robinson, autora de The World Atlas of Wine, em parceria com o crítico Hugh Johnson, e consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham, em Londres, apontou esse tinto como o melhor da região do Dão. Trata-se de um vinho incrivelmente rico, complexo e potente, capaz de envelhecer em garrafa por muitos e muitos anos. A produção, de menos de 500 caixas para o mundo inteiro, é muito disputada na Europa.


Outro vinho a ser degustado, será o Pape 2006.  a mais nova criação de Álvaro Castro. Com uvas da Casa Passarela e da Quinta da Pellada, esse potente tinto é complexo, mostrando especiarias e fruta madura. Na boca é amplo e longo, com ótima acidez. Muito elogiado e premiado em Portugal, desde sua primeira safra.


Confira o cardápio harmonizado:

Entrada
Ravióli de bacalhau ao molho de creme de leite fresco e alho poro
Encruzado

Primeiro Prato
Polenta bramata ao ragu de marreco
Quinta de Saes

Segundo Prato
Cozidinho de contra filé com cogumelos frescos e vinho tinto
Quinta da Pellada Touriga Nacional

Terceiro Prato
Carré de cordeiro grelhado acompanhado de legumes assados ao perfume de tomilho
Pape

Sobremesa
Maçãs assadas recheadas com amaretti e pistaches, servidas com sorvete de baunilha
Água mineral, café, chá


Dom Francisco 402 sul
Data e hora: 23/03, às 20h
Preço por pessoa: R$ 180,00 (serviço incluso)