Sobre este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Renda-se

Chanel e Louis Vuitton são grifes que declaradamente já levaram para seus produtos a inspiração nas rendas e crochês brasileiros. Nosso trabalho feito à mão nunca esteve tão apreciado na indústria de vestuário nacional e na moda criada no exterior. Nos próximos dias, o brasiliense terá opotunidade de conhecer o trabalho de rendeiras e bordadeiras de todo o Brasil na 1ª  Feira de Artesanato e Renda – Renda-se, que acontece de 1º a 03 de dezembro, no Pontão do Lago Sul, com a presença da consultora de moda e estilo Cristina Franco.


Ainda, shows, palestras, rodadas de negócios e solidariedade: 10% do valor da venda dos produtos serão revertidos em doações para a manutenção do Lar São José, instituição que abriga idosos no Distrito Federal. Destaque para a palestra de Cristina Franco sobre empreendedorismo, qualificação profissional, oportunidades e sustentabilidade e para o workshop para expositores com o grupo de bordadeiras Matizes Dumont.

 “O artesanato com fios promove a preservação de nossa cultura, a inserção da mulher e seus familiares em atividades produtivas, além de estimular o cooperativismo e a permanência da artesã na sua comunidade”, observa Renata Hargreaves do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), promotora do evento conjuntamente com Stella Guerra. “O intuito da feira é ajudar as rendeiras a vender seus produtos. Muitas vezes elas têm apoio para produzir, mas não conseguem comercializar”, explica Stella Guerra.

Entre os trabalhos a serem expostos na 1ª Feira de Artesanato e Renda – Renda-se estão os produzidos pelos artesãos da Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora de Sergipe (Asderen); Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas do Rio Grande do Norte (Timbaúba dos Artistas); Efigênia Puntel, de Minas Gerais; Associação de artesãos Mãos de Aparecida de Goiás (Mão de Aparecida); Associação dos Artesãos do São João do Tigre (Cabocla Cidadania) da Paraíba; Programa de Artesanato Mato-Grossense, de Mato Grosso; Bordadeiras da Chapada dos Guimarães de Mato Grosso, Núcleo de Estudos e Organização da Mulher (NEOM); Matizes Dumont, de Minas Gerais; Zoppi Casa Suon na Mesa e, do Distrito Federal, Sebastianas, Paranoarte e Mãos Que criam.

1ª  Feira de Artesanato e Renda – Renda-se
Data: 1º a 03/12
Local:  Pontão do Lago Sul
Hora: das 14h às 20h (no dia 1º, quinta-feira) e das 10h às 20h (no dias 02 e 03, sexta e sábado)
Entrada franca