Sobre este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Exposição revive gênio glam de Markito

A mostra Marcus Vinícius Resende Gonçalves - Markito, que trará modelos desse grande estilista para o ParkShopping a partir de 20 de setembro, será um tributo ao luxo e glamour no vestir, marcas registradas desse criador de tendências nas décadas de 70 e 80. É oportunidade única para uma geração que perdeu a oportunidade de conhecer a obra desse artista talentoso e personagem carismático. 


A parceria da curadora Mariza de Macedo-Soares e do cenógrafo (e sobrinho) Theodoro Cochrane com a Gerente de Marketing do ParkShopping, Cilene Vieira, já resultou em outras duas mostras de ícones da alta costura brasileira: Dener (2009) e Clodovil (2010). Se esses dois talentos partiram precocemente, Markito foi ainda mais cedo. Em 1983 teve a vida ceifada pela AIDS, que fez nele uma de suas primeiras vítimas no Brasil.


Na era disco, no frisson das pistas de dança iluminadas pelos brilhos das luzes nos espelhos, um vestido ou mesmo um top de Markito era um sonho pra refletir ainda mais esses feixos de luz. Os cabelos em cascata, muitos canutilhos e paetês bordados à mão, um-a-um. O estilista usava as bordadeiras de sua cidade natal, a mineira Uberaba, e criava desenhos únicos, brincava com as cores como ninguém. Usou o jérsey para fazer vestidos fluidos e sensuais, valorizando as curvas do corpo feminino. Ele foi a melhor tradução da moda glamourosa dos anos 80 e vestiu atrizes, cantoras, socialites ou simplesmente mulheres com estilo e confiança suficiente para carregar um vestido seu - pois seria notada, sempre.



Markito se dedicou à moda festa, criando para a mulher confidente, disposta a conquistar seu homem. Sem cair na vulgaridade, abusou das fendas, desceu o decote até onde a estética e a elegância permitiam, e fez essa mulher brilhar, viver uma era de inconsequência e intensidade que começava nas noites das discotecas. Vestiu uma jovem elite da sociedade brasileira que "just wanted to have fun".



Markito nasceu em 1952 e começou a desenhar croquis ainda criança, quando jovem fez alegorias para  escolas de samba; em São Paulo, nos anos 70, passou a vender suas criações, cheias de referências do glam rock. Estrelas dos anos 80 eram clientes fiéis: Sandra Bréa; Mila Moreira (deusa); Sonia Braga, Maitê Proença; Gal Costa, Simone, entre tantas. As criações de Markito cruzaram fronteiras e nomes como Diana Rossa, Liza Minnelli, Bianca Jaegger e Farrah Fawcett vestiam o estilista. Da boate Gallery, em São Paulo, para o Studio 54, em Nova York, e Regine's, em Paris, os vestidos de Markito faziam de suas mulheres verdadeiras divas.

Ele também criou figurinos para o filme Rio Babilônia, de Neville D’ Almeida. Para a festa da cena final, Markito elaborou 150 vestidos.

Cilene, Cochrane e Mariza: parceria mostra capítulos da história da moda no Brasil

A jornalista Mariza de Macedo-Soares garimpou mais de 40 modelos para a exposição criados para a atriz Mila Moreira, para as jornalistas Joyce Pascowitch e Marília Gabriela, a promoter Alicinha Cavalcanti, nomes da sociedade de Brasília como Moema Leão, Cleuza Ferreira, Mara Amaral, Cleucy Oliveira, Vandinha Ticcioppo, Noêmia Sabag, Margaria Cruvinel e Manu Moraes. 


Fotos: Cristiano Sérgio
Imagem de Markito - acervo pessoal/divulgação 


Marcus Vinícius Resende Gonçalves - Markito 
ParkShopping (Primeiro piso, portaria E)
De 20 de setembro a 12 de outubro 
Entrada franca