Sobre este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Rock de luxo: show de lançamento do segundo disco da banda ETNO no Teatro Nacional

A sala Martins Penna do Teatro Nacional abrirá espaço para o rock no próximo dia 6 de julho. O local será palco para o show de lançamento do segundo álbum da carreira da banda ETNO, Setembro, que leva assinatura do respeitado músico e produtor Paulo Anhaia, que também assina trabalhos de artistas como de Rita Lee, CPM 22, Charlie Brown Jr, Ira, NX Zero, Los Hermanos e Fresno, entre outros. A faixa de trabalho é Setembro, que já está tocando nas rádios da cidade que abrem espaço para a cena independente.

Capa do novo álbum tem arte de Tiago Palma sobre foto de Vitor Schietti

Neste novo trabalho, Tiago Freitas (vocal), Iano Fazio (baixo), Vitor Fonseca (guitarra) e Tiago Palma (bateria) mesclam músicas próprias e releituras de faixas, como Avisa Lá, sucesso do Olodum que ganha uma pegada SKA, misturando rock’n roll e reggae. 

O rock está na raiz da banda, ao qual se juntam outros ritmos e linguagens formando um arsenal de melodias, ritmos, timbres e arranjos que criam uma musicalidade própria e aberta a muitos estilos. “Ao admitirmos as diferenças, as barreiras caem por terra. A música do ETNO é um convite à reflexão, ao diálogo e ao respeito à diferença”, afirma o vocalista Tiago Freitas, acrescentando que o nome do grupo já evidencia isso, pois deriva da palavra grega ethos, que significa povo, raça ou nação. Um exemplo dessa diversidade é que o ETNO é presença frequente no eclético Carnaval de Salvador (BA), onde costuma se apresentar no palco rock.

Vitor Fonseca, Tiago Palma, Iano Fazio e Tiago Freitas (sentado)

A banda

Com nove anos de carreira, o ETNO sempre se caracterizou por usar uma poesia cortante para expressar suas percepções de mundo. Logo em 2003, com apenas um ano de formado, o grupo foi selecionado para tocar no festival Porão do Rock, evento do qual participou também em outros anos. Em 2004, a música Focos da Resistência foi premiada no festival Som do Cerrado e passou a ser executada em rádios da cidade.
O primeiro disco veio somente em 2008, mesmo ano em que o ETNO coordenou o projeto mensal Domingo com rock, no qual a banda se apresentava e recebia grupos locais e de fora da cidade. Com o título Revolução Silenciosa, o disco era autoral e tinha uma forte pegada roqueira.

O álbum

Para conhecer melhor o trabalho da banda, o CD e camisetas estarão à venda no foyer da Sala Martins Penna. Boas dicas são tembém ler o artigo "Setembro é um disco para todos os meses" de Cristiano Porfirio, no site Na Rota do Rock e visitar o site oficial da banda www.etno.com.br.

Setembro – Show de lançamento do disco homônimo da banda ETNO
Dia 6 de julho (quarta-feira), às 21 horas, na sala Martins Penna do Teatro Nacional. 
Entrada franca. Informações: 3325-6256. Classificação indicativa: Livre.

Fotos: Vitor Schietti
Design e arte da capa e encarte do CD: Tiago Palma