Sobre este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana de Francofonia traz a cantora Berry a Brasília

Começa amanhã, dia 15, a 14ª edição da Semana de Francofonia, evento que reúne cinema, música, teatro, atividades comunitárias e acadêmicas com o objetivo comum de divulgar a língua francesa em toda a sua diversidade de culturas e nações. A principal atração será o show da cantora e compositora Berry, celebrada revelação na França, que traz pela primeira vez ao Brasil seu estilo jazzístico com forte influência da chanson française.





Outra novidade é uma mostra cinematográfica com 30 filmes. Haverão apresentações da peça Catharsis, obra do togolês Gustave Akakpo, além do esperado Bazar, que reúne objetos e produtos de vários países francófonos. Um evento que vai se espalhar por vários espaços da cidade, em clima de confraternização.

O filme canadense La dernière fugue faz parte da mostra

A francofonia nasceu por iniciativa de três francófonos não-franceses – representantes da Costa do Marfim, Tunísia e Nigéria – para denominar uma comunidade linguística descontínua que tem em comum a língua francesa (como primeira ou segunda língua) e diversos aspectos culturais. O movimento se propõe a promover a diversidade cultural linguística do francês, promover a paz, apoiar a educação e desenvolver a cooperação e a solidariedade entre os países membros da Organização Internacional da Francofonia, que conta atualmente com 56 Estados e governos membros e 19 observadores e representa mais de 890 milhões de pessoas que compartilham o idioma francês e os valores universais. 

14ª edição da Semana da Francofonia 
De 15 a 27 de março em Brasília
Destaques da programação:
Terça, 15/3 a 27/3 - Mostra de Cinema: Sala Le Corbusier (Embaixada da França), SESI Taguatinga, SESC (SCS), Caixa Cultural, Aliança Francesa, SESC Gama, UnB

Segunda, 21/3 - Espetáculo teatral Catharsis, com o grupo En classe et en scène – Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi), às 16h e às 20h

Terça, 22/3 - Show com a cantora Berry – Caixa Cultural, às 20h 

Domingo, 27/3 - Bazar da Francofonia – Liceu François Mitterrand, das 10h às 18h

Mais informações e programação completa, no site www.francofonia.org.br 

Fotos: Divulgação