Sobre este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Festival Internacional da Novadança discute questões de gênero

Artistas dos Estados Unidos, Suíça, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo ocuparão os palcos do Teatro Garagem e do Espaço Cultural JK (SESC, 913 sul) durante as apresentações do Festival  Internacional da Novadança, de 14 a 20 de fevereiro. A 14ª edição do festival, com curadoria de Giovane Aguiar, será dedicada à sexualidade e às questões de gênero, com espetáculos, workshops, mostras de vídeo, debates, performances abrodando temas como moralidade, padrões de beleza, padrões de comportamento, limites entre arte e pornografia. 

Luiz de Abreu em Samba do Crioulo Doido

O grande destaque da edição 2011 é a artista Diane Torr, canadense criada na Europa e radicada em Nova York, um dos maiores nomes da performance ligada à percepção de gênero e sexualidade na arte contemporânea mundial. Torr vai desenvolver em Brasília seu conceituado workshop Drag King – Homem por um dia. Voltado apenas para mulheres, o evento propõe uma experiência subversiva: propõe às mulheres agir como homens e assim enxergar os limites impostos pela sociedade. Torr também apresentará na cidade o espetáculo The Drag Kings and Subjects, performance com a participação de três bailarinos brasilienses.

Diane Torr discute papéis masculinos e femininos

Além dos espetáculos, o Festival vai oferecer o Cabaret Nostalgique, que reúne artistas que trabalham com Belly Dance, Dança Tribao l, Pole Dance, Strip-Tease e Dança Burlesca. O destaque é a bielorussa-suíça Alesia Vazmitsel, um dos principais expoentes da Pole Dance no mundo que vem ao Brasil pela primeira vez.
  
O Festival, criado em 1996, é realização da Usina, em parceria com o Fundo de Arte e Cultura do GDF, como projeto de comunicação e intercâmbio, formação de opinião e de aperfeiçoamento para dançarinos, coreógrafos, diretores e profissionais de dança. 

As atividades do Festival não são indicadas para menores de 18 anos. 

Programação, inscrições e ingressos em http://usina.loja2.com.br/

Espetáculos, Mostra de Filmes DPC e Conversando com o Artista - entrada: doação de um livro novo ou usado 
Cabaret Nostalgique - inteira R$ 30,00 (compra de ingressos no site)
Workshops - inscrições no site
Outros eventos - entrada franca

Fotos: divulgação