Sobre este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ABS 1: Entre dois amores

A Associação Brasileira de Sommeliers começa 2011 com uma vitória a comemorar: a aprovação, em dezembro, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara do projeto que regulamenta a profissão de  Sommelier, que agora está no Senado para apreciação. Parabéns para a Diretora Jurídica da ABS Brasília, Cátia Vasconcelos, que vem conduzindo o processo junto ao Congresso. 

Vinhedos contrastam com a Cordilheira dos Andes chilena

E já anuncia uma programação para o primeiro semestre que vale a pena anotar. Para facilitar, vou dividir as informações em alguns posts.  

Viagem

A primeira sugestão da Associação que reúne profissionais e amadores ligados ao vinho, é uma viagem para passar o feriado do carnaval no Chile e Argentina. Denominado carinhosamente "Entre dois Amores", o roteiro, de 5 a 13 de março, começa em Santiago do Chile (saboreando uma maravilhosa centolla no Mercado Municipal (lembrem-se que a rica vida marinha chilena garante delícias) e termina em Buenos Aires.

Buenos Aires

Todas as visitas às vinícolas tem degustação e em algumas, almoço. A primeira será a Casa Marin, em Lo Abarca, no Vale de San Antonio, a 4km do mar. A vinícola familiar foi fundada pela enóloga Maria Luz Marin, uma das primeiras mulheres a estudar tema e ofício dominado exclusivamente por homens. 

 Vista da Bodega Casa Marin em Lo Abarca

A Matetic, no vale de Rosário, na mesma região (120 km de Santiago) é uma bodega moderna, que se beneficia da queda de temperatura das noites de região marítma e funciona por gravidade, facilitando a recepção e preservação das uvas sem utilização de bombas. Os vinhedos são orgânicos e vem sendo adaptados ao conceito de biodinâmicos, que considera o vinhedo de forma holística, tratado como organismo vivo e integrado no meio.

Vinhedo no Vale do Maipo

O almoço é na vinícola Vinha Montes, na região de Colchagua. Ali é produzido o Almaviva, fruto de uma parceria da gigante chilena Concha Y Toro com a conceituada Maison Baron de Rothschild, da França, em pleno Vale do Maipo. Este projeto conjunto fez do Almaviva um dos vinhos ícones do Chile. 

Na Argentina, o grupo não pode deixar de ir a Mendoza, onde também almoça com vinhos na Bodega Ruca Malén, à beira da Ruta Nacional 7,  que atravessa a Cordilheira dos Andes em direção ao Chile. A vinícola tem um restaurante luxuoso com menu degustação harmonizado, servido à francesa. Enquanto saboreia-se a combinação enogastronômica, apreciar a vista dos picos nevados da Cordilheira e vinhedos por todos os lados é um plus


Sede da Ruca Malén e restaurante com a Cordilheira ao fundo
Visita e degustação na Bodega Catena Zapata, expressão da arte do vinho em Mendoza, localizada em uma região única, com vinhedos de 20 anos de antigüidade e arquitetura peculiar. Em seu interior, espaços concêntricos partem desde a cúpula de cristal sobre o subsolo. Ali, na cova circular, 4 mil barris de carvalho rodeiam a acolhedora sala de degustação.

Região vinícola de Mendoza

Outro destino será a Bodega Terrazas de Los Andes, propriedade do grupo LVMH, foi modernizada mas priorizou a escolha de materiais da construção original, de 1898, erguida com ladrinhos fabricados com a terra local. A Bodega Familia Zuccardi, produtora do vinho Santa Julia, também está incluída. 

A Bodega O. Fournier, aspira elaborar o melhor Tempranillo argentino, é capitaneada pelo ex-banqueiro espanhol José Manuel Ortega Fournier, que ao encontrar na região de La Consulta um antigo vinhedo com essa casta comprou as terras e construiu uma nova bodega.    

Imponente, a adega da Salentein abriga barris de carvalho

A Bodega Salentein, localizada a mais de 1.200 metros sobre o nível do mar, rodeada pelas fazendas El Portillo, La Pampa e San Pablo, tem construção única, em forma de cruz. Cada uma de suas quatro astes é uma pequena bodega que convergem para o cellar, com duas seções: a primeira, ao nível do solo, abriga os tanques de aço inoxidável, enquanto a segunda, subterrânea, é utilizada para a produção de vinho em barris bordeleses de carvalho. 
  
O pacote é parceria da ABS-Brasília com a Coliseu Turismo e o valor individual estimado para acomodação em quarto duplo é US$ 3.160 com degustações e refeições incluídas.

Informações: ABS Brasília - (61) 3323-5321 e (61) 3322-7138