Luxo é cuidar da saúde! Prevenção e diagnóstico prococe são fundamentais para que a mulher mantenha corpo e mente sãos. Essa é a idéia da campanha internacional Dia Rosa, em luta contra o câncer de mama e pelo acesso de todas ao tratamento. O movimento nasceu nos Estados Unidos na década de 90 e ganhou o mundo. Depois de passar por outras capitais do Brasil, a campanha de 2010 ganha evento em Brasília nesta sexta-feira, 17 de setembro.
As madrinhas na Capital Federal são Maria Pia Marcondes Ferraz Venancio e Mara Amaral, que convidam para o Dia Rosa na Magrella. A loja multigrifes estará decorada em tons de rosa para receber 200 convidadas formadoras de opinião com o propósito de chamar a atenção sobre a importância da realização da mamografia anual para as mulheres com mais de 40 anos. O tema será abordado pelo Dr Ruffo de Freitas Júnior, mastologista do Hospital Araújo Jorge de Goiânia e por Gisela Amaral, madrinha do Dia Rosa no Rio de Janeiro - ela mesma vencedora de batalha contra a doença.
Gisela, com Pitanguy, no evento do Rio
Personalidades internacionais do mundo da moda e entretenimento estão envolvidos no movimento que no Brasil tem apoio de nomes como Maitê Proença, Bruna Lombardi, Eliana e Ana Maria Braga. Claudia Abreu e Vera Holtz também são madrinhas na campanha Agora é Lei!, criada para difundir o direito à mamografia, pela Femama (Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).
Como parte dessa mobilização, cada ano, tradicionalmente em outubro, monumentos são iluminados com luz rosa em todo o mundo. O movimento é conhecido como Outubro Rosa e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade. O laço cor de rosa foi lançado pela Susan G. Komen for the Cure Foundation e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990, tornando-se o símbolo dessa causa.
O Cristo rosa
Castelo Belvedere, na Áustria
Mais tarde, a iniciativa de adequar a iluminação de monumentos à cor da campanha tornou universal o reconhecimento do movimento em defesa da saúde da mulher (e de homens pois, embora menos frequente, o câncer de mama manifesta-se também no público masculino). Já foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio; a Torre de Londres; a Opera de Sidney, na Austrália; o Monumento a JK, em Brasília; a Torre de Pizza e a Arena de Verona, na Itália; o Empire State, em Nova York e as Cataratas de Niágara, nos EUA, entre mais de 200 marcos pelo mundo.
Ópera de Sidney
Palácio Piratini, em Porto Alegre
Momumento às Bandeiras, São Paulo
Memorial JK, em Brasília
Ópera de Arame, em Curitiba, majestosa em rosa
Este ano, o monumento escolhido em Brasília é a Catedral Metropolitana, que estará iluminada com holofotes cor de rosa durante o mês de outubro.
No evento de amanhã, a partir das 17h30, a Magrella vai receber iluminação especial da Top Sound e será servido coquetel assinado pela banqueteira Renata La Porta, com doces de Maria Amélia, também em tons de rosa. Os arranjos florais seguem a cor tema, com alstromélias, bocas de leão, lírios, lisiantus, azaléias, gérberas, rosas e hortências e são da Dirce Decorações.
Fotos: divulgação, G1