Sobre este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Criações de Clodovil Hernandes em exibição

O estilista Clodovil Hernandes é homenageado com exposição que abre hoje no ParkShopping, com curadoria da jornalista Mariza de Macedo-Soares. A mostra apresenta um acervo de 20 peças assinadas por um dos precursores da alta-costura no Brasil e dois quadros pintados por ele. 


As peças foram garimpadas pela colecionadora Stella Garçon no Spazio Vintage, um espaço multifuncional, misto de café, brechó e antiquário em São Paulo e incluem vestidos, capas, blusas, saias, chapéus, óculos e um terno de alfaiataria masculina das décadas de 60, 70, 80 e 90. 



Segundo a curadora, a arte e criação do designer será o foco da exposição e não sua vida pessoal. Muito antes da exposição que a passagem pela televisão e, mais tarde, a Câmara dos Deputados lhe conferiram, Clodovil, falecido em 2009, construiu uma história no cenário da moda. "As roupas de Clodovil possuem um apelo quase dramático", destaca Mariza: "tanto ele quanto Dener Pamplona (homenageado com uma mostra no ano passado também no ParkShopping) fizeram alta-costura numa época e que isso não era comum no Brasil. Ele deixou essa boa memória para a moda brasileira."
  
A exposição tem cenografia e direção do ator, figurinista e cenógrafo Theodoro Cochrane, que deseja criar um ar vintage, com manequins restaurados por Jefferson Santiago Júnior, e estará aberta até 12 de outubro.

Fotos: Cristiano Sérgio