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domingo, 18 de julho de 2010

Dolce&Gabbana: Sartorialitá-Sicilianitá-Sensualitá

Os três "S" adotados por Domenico Dolce e Stefano Gabbana são a definição perfeita da coleção couture para o Inverno europeu, a mesma da campanha com Madonna que mostrei no post anterior. Na tradução para o português perdemos o primeiro "s", pois sartorialitá vem do latim sartor para alfaitate,  mas o resumo é  alfaitaria - sicilianidade - sensualidade. 






A coleção é o feliz resultado desse direcionamento e pode ser conferida no catálogo da marca dolcegabbana.it, mas adianto aqui algumas peças das que mais gostei (gostei de quase tudo!). Corte impecável, volumes bem estruturados, proporções bem definidas, jogando com o curto e o longo; a leveza do chiffon em contraste com o blouclê e o tecido de tapeçaria com flores. E muita renda.




A presença marcante da Sicília: "a herança, o fascínio do passado, o DNA da gente da região, a união do sacro e do profano", na definição de Domenico Dolce. A mistura do negro (constante no luto das matronas) com os pois e com as cores do limão e da laranja (que é quase vermelha) nativos do sul da Itália; os estampados com flores da região e leopardo (lembram do romance Il Gattopardo, de Lampedusa, levado ao cinema por Visconti?).








A linha esportiva é um luxo: na cartela de cores discretas, com muito cinza e marrom; nas linhas clean e nos tecidos nobres. Um animal print aqui e ali ditrai a sobriedade. E o jeans quebra o formal. Morram de inveja das botas! (Detalhes mais adiante).



Para a moçadinha (bem magrinha, claro!) e quem quiser "chegar", os estilistas italianos criaram leggings e vestidos com estampa leopardo sobre cores vibrantes. Mas para as mortais há tops com a mesma estampa em mil modelos, inclusive no estilo lingerie. E para um splash de cores, os vestidos em seda esculpidos por Domenico no corpo das modelos de prova, que você pode acompanhar no site da marca.




Nos acessórios, o carro chefe é a bolsa Sicily e os calçados ... disso falamos depois. 

Fotos: divulgação