Sobre este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arquivo de Valentino abrirá para público em Setembro

A festa comandada por Valentino no Château de Wideville abriu a exposição do acervo de 45 anos de carreira, encerrada em 2007, quando deixou chorosas suas admiradoras ao anunciar que se retiraria da vida profissional.

Valentino autografa parede na galeria que abriga os arquivos do couturier

A coleção inclui mais de 10 mil sketches, fotografias, documentos e anotações, além de correspondência pessoal e illustrações detalhadas do desenvolvimento de algumas de suas coleções mais importantes

Registro fotográfico de amigos, campanhas e editoriais

Design de Valentino no iPad

O acervo foi acomodado em um antigo celeiro da propriedade do designer, agora transformado em um espaço de acesso mundial. Giancarlo Giannetti, companheiro de Valentino, tem se dedicado a divulgar o acervo, que considera importante estar acessível e ser informativo, voltado especialmente para estudantes.


Jessica Alba, clicada por Astrid Muñoz, visita o acervo durante a festa 


O andar térreo dispõe uma galeria de imagens do mundo de Valentino, seus amigos, suas musas, vestindo as obras primas criadas por ele, especialmente o rosso Valentino tonalidade de vermelho intenso e sensual que tem receita: 100% magenta, 100% amarelo e 10% preto, no código CMYK.

Desenhos originais em vitrines podem ser estudados em detalhe


No piso superior, desenhos do designer estão impressos em enormes telas de linho indicando que ali estão os sketches, originais, muitos deles com anotações exaustivas sobre cada look. Lentes de aumento são disponíveis para a análise acurada dos desenhos e observações.


O conceito do arquivo, que é técnico e biográfico, foi criado por Patrick Kinmonth e Antonio Monfreda, que prometem torná-lo também digital em até doze meses. Até lá, vale uma ida a Paris: a partir de Setembro, estará aberto a visitas, mas é preciso agendar antes.




Antes da festa, Valentino pousa no celeiro de 40 metros de comprimento, tornado arquivo.
Fotos: WWD e Astrid Muñoz