Sobre este blog

domingo, 16 de maio de 2010

Último dia d'OSGEMEOS no CCBB Brasília



Hoje: última chance para visitar a exposição OSGEMEOS VERTIGEM no Pavilhão de Vidro do CCBB. O trabalho dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo já ocupou espaços urbanos de meio mundo com cor e poesia; já frequentou museus e galerias importantes; esteve na Tate Modern; grafitou o Kelburn Castle, na Escócia. Em 2009, eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, no cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, homenagem ao 50º aniversário de Haring, rendeu a consagração da dupla pelo New York Times.

Detalhe do painel


A mostra, escolhida Melhor Exposição de 2009 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, chegou a Brasília com peças criadas especiamente para essa exibição, apresentando as cores saturadas, características dos artistas paulistanos, e o traço inconfundível de seus personagens mágicos, tirados do cotidiano brasileiro. Para quem ainda não viu, melhor não dizer nada sobre as instalações, pois a surpresa faz parte da experiência que seus criadores provocam.

Cabeça


Tive o privilégio de estar em Londres em maio de 2008, quando Otávio e Gustavo participaram da mostra Street Art e, com outros 5 artistas (Blu, Falle, JR, Sixeart e o brasileiro Nunca), grafitaram painéis de 25 metros de altura na fachada do prédio da Tate Modern. Os painéis ficaram expostos até agosto e podiam ser vistos do rio Tâmisa e, especialmente, ao cruzar a Millennium Bridge. Confesso a emoção tupiniquim que senti quando enxerguei de longe a figura amarela e laranja do homem nu d'OSGEMEOS.   


Tate Modern vista do Tâmisa


OSGEMEOS VERTIGEM é uma produção da Art Unlimited – Tânia Mills e Pieter Tjabbes – e pode ser vista no CCBB de Brasília até as 21h00 de hoje (16/05), com entrada franca.


Fotos: Detalhe do painel e Cabeça, de Ignacio Aronovich
Tate Modern, acervo Tate Colection