Sobre este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Catherine Deneuve é a musa de maio

A deslumbrante atriz está em dois filmes da mostra Seleção Cinema: A França no olhar do Brasil, projeto da Embaixada da França: Les Demoiselles de Rochefort (Duas Garotas Românticas, 1967), de Jacques Demy será exibido terça (12/05); e Les parapluies de Cherbourg (Os guarda-chuvas do amor, 1964), musical dirigido por Jacques Demy, estará em cartaz dia 26. 



Os filmes esbanjam a estética dos anos 60 e é preciso mergulhar na época para apreciá-los. Na primeira película, as encantadoras irmãs gêmeas aos 25 anos sonham em ir para Paris e ter uma vida de fantasias. 


Na segunda, uma produção franco-alemã, Geneviève, cuja mãe possui uma loja de guarda-chuvas, com 17 anos, precisa decidir entre esperar por seu amor – um mecânico que foi servir ao exército na Argélia – ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar, como se fosse seu, o bebê que ela espera.


Outro filme da programação de maio é Jacquot de Nantes, que participou da Seleção oficial do Festival de Cannes 1991 (fora de competição), com a história do artista Jacquot (Jacques Demy), filmada por sua mulher, Agnes Varda. O filme será mostrado dia 19, como toda a programação, na Sala Le Corbusier da Embaixada da França, às 19h00, com entrada franca.

Fotos: divulgação