Sobre este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Retrospectiva da obra fotográfica de Robert Polidori no Espaço ECCO

O Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO e Embaixada da França abriram ontem a exposição individual de fotografias RETROSPECTIVA, do artista franco-canadense Robert Polidori, concebida pelo Instituto Moreira Salles. O coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi, conduziu a visita guiada.  


A curadoria da mostra é de Heloísa Espada, que reuniu 70 obras fundamentais de diversos ensaios  realizados, desde a década de 80, sobre várias cidades do mundo, entre elas, New Orleans, Versailles, Beirute, Alexandria, Havana, Brasília e Nova York, onde o artista reside.

O ensaio sobre Brasília foi feito entre 1998 e 1999, quando Polidori veio realizar projeto especial, com curadoria do crítico norte-americano Paul Goldenberg, na época editor de fotografia da revista The New Yorker.

Apesar de retratarem lugares tão distintos, as imagens do artista tem um elo em comum. Revelam uma mesma identidade trágica, após essas cidades sofrerem as consequências de políticas desastrosas. Os buracos de bala na parede em Beirute trazem o mesmo sofrimento que uma cama completamente destruída pela força da água movida pelo furacão Katrina em New Orleans. De uma maneira geral as fotos provocam um desconforto, apesar da beleza que contêm, a despeito da destruição que exibem.

O ensaio sobre Brasília foge dessa linha de ensaios. Foi feito entre 1998 e 1999, quando Polidori veio realizar projeto especial, com curadoria do crítico norte-americano Paul Goldenberg, na época editor de fotografia da revista The New Yorker.

Robert Polidori nasceu em 1951. Após a conclusão do mestrado em 1979, passou a se dedicar inteiramente à fotografia. Trabalhou para a revista The New Yorker, entre 1998 e 2007, e colabora com Architectural Digest Germany, Newsweek, Geo, Nest Magazine e Vanity Fair. 

A mostra fica em cartaz até 09 de maio de 2010. 

Espaço Cultural Contemporâneo
SCN Quadra 03 Bloco C Loja 05
70713 000 Brasília – DF Tel. 61 33272027