Sobre este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Menescal: homenagem merecida no Prêmio Profissionais da Música

Brasília recebe a partir de hoje a 4º edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) que premia este ano representantes de 53 categorias e homenageia Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova e personalidade atuante no mundo da música ainda hoje aos 80 anos de idade. 
Roberto Menescal fotografado por Guga Melgar
Idealizado pelo músico e produtor Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, até o aniversário da Capital, no dia 21 de abril, o evento ocupará vários espaços da cidade, entre esses o Pier 21 - parceiro institucional do evento desde 2017 - que será palco de boa parte da programação aberta ao público.   

“Se todos os estados brasileiros tivessem um prêmio como o PPM, nossa cultura musical seria uma das três maiores do mundo, sem nenhuma dúvida. Fico muito feliz em ser homenageado por este evento que, por suas características, é único no Brasil”, opina Roberto Menescal.
 Atrações internacionais: shows com a uruguaia Alfonsina e o sul-africano Mphuzi Chauque (no alto) e a norte-americana Layla Khepri; palestra do produtor norte-americano Allen Johnston 

Contando, também, com o apoio institucional do Sebrae-DF, a programação será extensa e composta de 15 palestras, 11 showcases, 9 painéis, 1 pitching, sessão solene e cerimônia de premiação. De fora do Brasil estão confirmadas quatro atrações: palestra com o produtor norte-americano Allen Johnston e shows com a norte-americana Layla Khepri, a uruguaia Alfonsina e o sul-africano Mphuzi Chauque. Paralelamente, casas de tradição musical da cidade como o Bar Brahma, Galeria Mundo Vivo, Café Savana, O’Rilley e Eye Patch Panda incrementarão suas programações com atrações do Curto Circuito (1ª edição aconteceu em 2008), um braço do PPM para difusão do talento dos participantes.
  Natália Carreira (DF) e Lupa (DF) (no alto); Joana Bentes (ES) e Adriah (DF) 

Os vencedores, que receberão o troféu A Parada da Música, serão revelados no dia 21 de abril durante cerimônia realizada no Cota Mil. O processo de votação durou cerca de dois meses e considerou votos atribuídos pelos próprios inscritos, público e júri. Ao todo, foram 328 finalistas a partir de 988 inscritos (provenientes de 17 estados e 44 cidades brasileiras), 18 jurados e mais de 53 mil votos divididos entre os finalistas. Em relação a este último dado, nada menos que um aumento de 400% em relação a 2017. 
   Chico Lobo (MG) e Estela Ceregatti (MT) (no alto); John Müeller e Káthia Pinheiro - Toccata (DF)

“O PPM tem como objetivo expor e reconhecer a contribuição dos diversos profissionais envolvidos na criação, produção e circulação de obras e produções musicais e audiovisuais dentro dos mais variados setores. Buscamos colaborar para o desenvolvimento de oportunidades e novos negócios deste grande setor que é a música a partir da convergência com outros segmentos. Assim, podemos expandir fronteiras ao promover intercâmbios e disseminar legados, compartilhando experiências e emoções ”, explica Gustavo.
 Estrela Leminski e Téo Ruiz (PR); Craca e Danni Negra (SP) (no alto); 
Tarot (DF) e Afro-Açoriano (SC)

O homenageado 
Com uma carreira de mais de 50 anos, o violonista, compositor e produtor Roberto Menescal, ícone da Bossa Nova; autor de clássicos como “O Barquinho”, “Você, Nós e o Mar” e “Rio”, é o homenageado da 4ª edição do PPM e estará em Brasília entre 18 e 20 de abril para participar do evento. O artista capixaba, que também é a cara do Rio de Janeiro, participou de trilhas sonoras de filmes como Joana Francesa, Bye Bye Brasil e Sabor da Paixão, e tem quatro livros biográficos publicados. Aos 80 anos, ele continua se apresentando ao redor do mundo, além de atuar como produtor musical.

Nas edições anteriores foram homenageados foram o poeta Renato Russo, o compositor mineiro Fernando Brant e  os 15 anos da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), tendo como símbolos, três de seus fundadores: o músico e maestro Benjamim Taubkin, o produtor Pena Schmidt e o autor e publicitário Thomas Roth. Através desses artistas importantes movimentos musicais brasileiros foram relembrados como o rock de Brasília, o Clube da Esquina, a MPB e, agora, a Bossa Nova.

Programação

Para acompanhar a programação de shows, painéis, palestras, showcases e pitching; saber mais sobre o evento, o júri, as categorias e os premiados, visite o site oficial do Prêmio Profissionais da Música (PPM).

Créditos das fotos:
Roberto Menescal - Guga Melgar
Tarot - Iva Santos
Lupa - Iva Santos
Joana Bentes - Vicente de Mello
Natália Carreira - Pryscilla Dantas
Adriah - Thais Mallon
Káthia Pinheiro - Daniel Basil
Estrela Leminski e Téo Ruiz - Rony Hernandes
Craca e Danni Negra - Nadja Kouchi
John Müeller - Vinicius Giffoni
Sarau Afro-Açoriano - Santiago Asef
Estela Ceregatti - Carla Moratelli
Alfonsina - Karin Topolanski
Divulgação do artista: Chico Lobo, Mphuzi Chauque, Layla Khepri e Allen Johnston