Sobre este blog

terça-feira, 26 de maio de 2015

O chic minimalista de Luisa Farani na Ortiga e na Choix

A coleção Natureza do Concreto, inspirada nos traços limpos da arquitetura modernista de Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Le Corbusier, já está na Ortiga, em Brasília, e ao alcance dos paulistano na Choix. Para o lançamento na capital do país Luisa recebeu, com as irmãs Janaína e Fabiana Ortiga, a jornalista Ale Farah para um bate papo sobre moda.


O inverno de Luisa Farani, mantêm o parâmetro de conforto que tem orientado a criação da estilista e dispensa o excesso, valorizando o corte e dispensando adornos. A alfaiataria e o tricô são novidades para o inverno 2015 da marca.

A designer e o DNA da marca

Luisa Farani, com 29 anos, é uma jovem do mundo, cosmopolita, fruto da vida itinerante com os pais diplomatas. Assim, moda que cria é essencialmente urbana, clean e elegante, sem ser pretensiosa, com pesquisa e referências ligadas à arte e a realidades multiculturais. Nascida em Brasília, saiu do país com dois anos de idade para morar em Washington, Montevidéu e Genebra. Sua formação inclui publicidade em Brasília, mestrado em moda em Florença e Londres. E a experiência adquirida na capital da Inglaterra, onde trabalhou por dois anos com Daniella Helayel, da grife Issa London, foi incentivo para, ao retornar, abrir a marca própria com a irmã, Paula Farani.

Ale Farah entre as irmãs e sócias Paula e Luisa Farani na Ortiga

Ela enfatiza que o universo urbano tem sido sempre uma influência, assim como as viagens e culturas. Se a arquitetura de Brasília foi a inspiração para as primeiras coleções, o encontro entre ocidente e oriente foi o tom da Cruise 2014, Um dia em Pequim, e para o Verão 2016 foi Miami e seus artistas urbanos que chamaram sua atenção.

Seu trabalho é contemporâneo, mas longe do fast-fashion. Usa materiais nobres, mas não acredita em ostentação, portanto suas roupas são elegantes, funcionais e confortáveis. "A confiança é que faz uma mulher elegante", sentencia. E demonstra que suas peças estão impregnadas por seus valores pessoais: "Faço roupas para mulheres que amam viajar, não vivem sem arte e prezam por originalidade e qualidade na hora de vestir".

A jornalista

Alexandra Farah, que comanda o programa Moda e Negócios, na Band News, falou de tendências e viu nas roupas de Luisa Farani o reflexo da preocupação contemporânea com o ingrediente: a procura pelo alimento de boa origem se estende a todos os campos. No caso do guarda-roupa, explica, "é o tecido de qualidade e o bom corte", elementos que estão presentes na coleção da brasiliense.

Avessa ao jornalismo de moda que orienta para o consumo, Ale valorizou a roupa de qualidade

A jornalista enfatizou que a tendência mais importante na moda é a tecnologia em roupas e acessórios - os wearables. "As pessoas querem ficar conectadas" lembrou e acredita que, embora por enquanto os gadgets mais avançados se limitem às marcas de luxo, naturalmente esses recursos ficarão mais acessíveis no futuro.

Ela citou a jaqueta iCon da Z Zegna. Além de proteger do frio e do vento, a peça - parte do Sport Techno Project do label de Ermenegildo Zegna - tem conectividade Bluetooth, que permite o controle total do smartphone pelo punho e ainda abriga headphones e microfone no colarinho. Outro exemplo é a jaqueta para neve RXL Ralph Lauren, com pluma de ganso e sistema Recco, que permite a localização da peça - consequentemente de quem a usa - em caso de avalanche. Bolsas e jaquetas capazes de recarregar o celular são uma realidade. "A moda vem correndo atrás da tecnologia", sentenciou.

A coleção





Fotos na Ortiga: Plínio Ricardo
Fotos lookbook: cortesia Luisa Farani

Ortiga
SCLN 309, bloco D, Brasília
61 3349-3036
www.ortiga.com.br 

Choix Loja Conceito e Galeria
Rua Prof. Artur Azevedo, 181, loja 1
Jardim Paulistano, São Paulo
11 3078-9475
www.lojachoix.com.br

Luiza Farani
www.luisafarani.com