Sobre este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Grécia inspira a noiva de Fernando Peixoto

As deusas gregas são a inspiração da coleção de vestidos de noiva, batizada de Audora (Αλδορα), que o estilista Fernando Peixoto criou para 2015 e que apresenta nesta sexta-feira, dia 2 de junho, no Luxo de Festa, no Hípica Hall. Ele foi à Grécia com equipe para a produção do catálogo de 2015 e Tainá Frota, do Chá das Duas, fotografou em Atenas e Santorini as modelos com beauty do talentoso Ney Lima, do salão de Ricardo Maia.


A noiva 2015 do Atelier Fernando Peixoto baseia-se nas imagens de ninfas do mar Egeu e nas grandes deusas da mitologia grega: Afrodite, Artemis, Atena, Deméter, Hera (protetora dos casamentos), Héstia e Perséfone. Acredita Fernando Peixoto que conseguiu traduzir os mistérios e personalidades das deusas - que encontrarão ressonância nas mulheres de carne e osso - assim como as lendas e todo o legado do berço da civilização ocidental. 

Na silhueta projetada no muro branco, o estilista admira sua própria obra
Os elementos artísticos ancestrais, as pinturas nas ânforas, as folhas de louro, estão presentes na coleção, assim como elementos característicos dos deuses: o ouro do Olimpo representou em cascatas de franjas douradas que caem sobre ombros estruturados e cinturas bem marcadas. Outras peças têm o corte e o caimento solto e aparentemente desestruturado dos trajes das mulheres do período helenístico.


Leitura da riqueza do Olimpo, representação da grandeza do período de domínio da cultura grega 

A poderosa deusa Hera, esposa de Zeus e protetora do casamento, muitas vezes representada nas imagens de mitologia adornada por muitas joias e detalhes em ouro nas vestes, foi grande influência na coleção Audora. O dourado é destaque em trabalhos intrincados com bordados, rendas e pedrarias. 



O estilista preza a noiva clássica, mas também mantém uma linha mais sensual, com decotes profundos em "V" e costas cobertas por tulle ilusion - que dá o efeito de pele nua - com detalhes bordados.  Além das rendas muito ricas e tecidos luxuosos, ele valorizou os vestidos com a aplicação de cristais Swarovski. 


Fernando Peixoto, que já lançou a coleção noiva 2015 em Goiânia, apresenta com destaque em Brasília na terça-feira, dia 2, no Luxo de Festa.

Ficha técnica do catálogo

Fotografia: Taina Frota (Chá Das Duas)
Produção: Patrick Noronha, Maresa Tamar
Beauty: Ney Lima (Ricardo Maia Hair Make-up) 
Modelos: Waleska Cassali e Veerle Monkerhey
Locação: Atenas e Santorini - Grécia