Sobre este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Jantar no escuro: desafio para o paladar

A tendência de jantar às escuras fez sucesso no Empório Árabe que promove esta noite a terceira edição do evento: uma refeição servida com os comensais de olhos vendados, com o propósito de estimular o olfato, a audição e o tato, deixando de lado a visão, superestimulada na era de forte apelo visual em todos os níveis. Nada de fotos com o celular. O momento é de relaxar e desfrutar: deixar que os aromas, texturas, sabores e até sons penetrem e possibilitem uma viagem curta, com prazer concentrado.


O menu Despertando os Sentidos, que será degustado de olhos vendados, apresenta uma fusão das cozinhas árabes e contemporânea. O cardápio é composto por uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa, cada um deles harmonizados com uma taça de vinho. A experiência vai custar R$ 110,00 por pessoa e também inclui água e sucos naturais. 

"Como o próprio nome do jantar indica, é um momento para parar e prestar atenção em cada detalhe, tanto no aroma e nas texturas quanto no que está em volta, à música, às outras pessoas e a si próprio. Justamente por isso o cardápio só é revelado ao final do evento", explica a proprietária do Empório Árabe, Lídia Nasser.

Ainda é possível reservar uma mesa no Empório Árabe, em Águas Claras, mas os interessados em vivenciar esta experiência devem ligar logo pois as vagas são limitadas. No momento da reserva, o cliente deve informar se tem alguma intolerância ou alergia a algum alimento. 

Jantares no escuro

Os jantares no escuro existem há cerca de 15 anos. A ideia surgiu em 1999 com o restaurante Blindekuh, de Zurique, na Suíça. Desde então, várias casas oferecem uma sala escura, em que os clientes são instalados por guias. Assim ocorre nos restaurantes da rede Dans Le Noir?, com a casa de Londres sendo a mais badalada.  A experiência de comer com os olhos vendados também passou a ser atração no Camaje Bistro, em Nova York, e no Whale Inside, na China, entre outros. 

Aqui no Brasil, esse tipo de jantar começou a ficar mais conhecido no final da década de 2000, trazido por pessoas que vivenciaram essa experiência no exterior. "Essa degustação no escuro também pode ajudar críticos em gastronomia a aguçar a percepção para harmonização dos ingredientes", acredita Lídia.

Empório Árabe

Localizada na Avenida Castanheiras, em Águas Claras, a casa oferece, desde março de 2011, uma rica mostra da cultura e da comida do Oriente Médio, agregando empório e restaurante. 

Comandada por Lídia Nasser, de família libanesa, a marca existe desde 2005, quando era apenas empório, em Taguatinga Norte. Atualmente, o restaurante tem 250 lugares distribuídos em um ambiente climatizado e decorado com motivos árabes. 

O negócio segue a tradição da família, proprietária do Empório Akkar, na 25 de Março, em São Paulo. Desde 1906, há quatro gerações, a empresa oferece produtos de todo Oriente Médio para a cozinha, além de narguilés, vestuários, jogos e artigos religiosos.

Menu Desafiando os Sentidos

Dinners in the Dark
Data 28 de outubro (terça-feira)
Horário: a partir das 20h
Valor: R$ 110,00 por pessoa
Empório Árabe 
Av. Castanheiras Lt. 1060, Lj. 24, Ed. Vila Mall - Águas Claras; (61) 3436-0063

Foto: divulgação