Sobre este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Renata La Porta propõe Comfort Food para receber os amigos

O conceito de comfort food tem estado diretamente ligado a uma gratificação e normalmente "acalma" o espírito depois de um dia ou de situações estressantes. Normalmente é um prato de preparação simples, com ingredientes ligados a uma tradição culinária e seus sabores e aromas trazem uma certa nostalgia, um calor interior e a sensação de que "tudo vai ficar bem". 

A banqueteira acredita que as pessoas ficam felizes com comfort food

Segundo o dicionário Webster's a expressão, que pode ser livremente traduzida como comida reconfortante, surgiu em 1977 nos Estados Unidos e desde então preenche momentos em que as pessoas precisam se sentir acolhidas, confortadas, aconchegadas. A banqueteira Renata La Porta lembra a clássica cena da animação Ratatouille, na qual o mau humorado crítico gastronômico ao provar o prato é transportado a memórias felizes - trata-se de comfort food. 

Lembranças do feijão bem temperado

Recentemente, esta tornou-se também uma tendência nos serviços de catering e agora Renata propõe que pratos simples, com nova roupagem aqueçam as festas. “Embora cada pessoa tenha em sua memória afetiva sabores muito pessoais, há alguns pratos que fazem parte do inconsciente coletivo de um povo”, ressalta, justificando a escolha por exemplo do bolinho de feijoada, iguaria singela que vem acompanhado de couve à mineira e torresminho. 

Mas Renata adverte que a criação de um menu inspirado pela onda da comida reconfortante deve observar alguns cuidados. “O primeiro deles é a apresentação, o sabor deve ser enriquecido com uma montagem especial. Outro aspecto é determinar quantos pratos seguirão a tendência e em que momentos serão servidos. Uma aposta sem erro é encerrar a madrugada com consomés inspirados nos caldinhos de nossas mães e avós”, orienta.

Embora não faça meu gênero de sobremesa, por ser demasiado doce, o brigadeiro é seguramente confort food para os brasileiros. E Renata incluiu os docinhos em seu cardápio, servido em tacinhas. Útil, o brigadeiro tem seu papel nas festas jovens, quando ajuda a subir a glicose da turma que que mergulhou nos drinks. 

Foto Renata La Prta: Glenio Detmar
Foto Bolinho de Feijoada: divulgação