Sobre este blog

sábado, 7 de setembro de 2013

Saúde e beleza na vida do Cirque

Rotinas de treinos e ensaios rigorosas; disciplina; espetáculos diários com performances que trabalham o corpo no limite; desafio a cada apresentação de contentar o público e superar suas expectativas; vida na estrada e maquiagem pesada são o dia-a-dia dos artistas do Cirque du Soleil. Como manter a saúde física e mental no meio de tudo isso? Quem responde é Asa Sokol-Kubiak, que com 29 anos já viveu 13 (entre idas e vindas) no Cirque e agora participa do lindíssimo quadro Chandeliers, em Corteo.

Asa foi à India atualizar os conhecimentos em yoga e na massagem com óleos ayurvédica

"Conhecer o seu corpo e manter um bom equilíbrio entre a correria do ritmo da estrada e a tranquilidade que mente e corpo exigem para estar bem". Ela conta que quando desperta pela manhã faz yoga e uma pequena meditação. Asa diz que cuidar da nutrição também é fundamental para ela. Come sempre amêndoas, que deixou mergulhadas em água durante a noite e consome muitos alimentos crus. 

Adepta da yoga desde os 20 anos, Asa diz que encontra bastante equilíbrio no controle da respiração e trabalha a conexão entre a respiração e o ritmo do corpo. "A yoga faz essa ligação e me permite usar o corpo de um modo fluído - fluído mas sólido". Claro que a prática da natação e do balé desde os quatro anos de idade também devem ajudar bastante nessa fluidez, o que se percebe no corpo perfeito, delgado e longilíneo que, por vários anos competiu em campeonatos de mergulho. 

No ensaio, mas já maquiada para o ato Chandeliers

Nascida no Maine, mas criada em Kioto, no Japão, Asa treinou em Saltimbancos para atuar em dupla em um ato de equilíbrio no espetáculo Quindam. Agora em Corteo, que tem maquiagem muito leve para  a maioria da companhia, Asa ainda assim se preocupa com o uso diário da make-up. Ela considera desgastante para a pele o uso frequente da maquiagem, especialmente o fixing powder usado sobre a make para fazê-la durar mesmo com o suor natural da apresentação e sob as luzes do palco, onde também participa do quadro Crystal Bowls. Atualmente os produtos de maquiagem (fornecidos pelo Cirque) são da MAC, que ela considera mais leves do que outros que já usou.

Para cuidar da pele Asa gosta de usar produtos naturais, como o mel e os óleos de amêndoas doces ou de sementes de gergelim. Mais uma vez ela lembra que boa nutrição é sinônimo de pele saudável.

Veja o ensaio de Chandeliers, registrado pelas lentes de Daniela Braga:









 Fotos Daniela Braga