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terça-feira, 17 de setembro de 2013

Akihito Hira volta ao CFW com coleção feminina

Começa hoje a 15ª edição, o Capital Fashion Week, com um line-up que inclui o estilista Akihito Hira, com uma inédita coleção feminina inspirada nas pinturas de Marianne North em viagens no Brasil em finais do Século XIX. Anna Paula Osório, com a linha Princesas, para meninas, Romildo Nascimento e Fernanda Ferrugem são outros destaques do evento. O CFW acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, com Espaço Business, voltado para negócios.

Akihito, North e uma das obras da pintora britânica

Selecionadas pelo Concurso Novos Talentos deste ano, apresentam suas criações Victória Junqueira, Carol Nemoto e Jessica Vasconcelos que, como acontece desde 2005, foram orientadas pelo designer estilista Jum Nakao. Estarão na passarela também as coleções de Lúbia DuCa, Rafael Siqueira e Sandra Lima, além da marca de acessórios Morana. 

Akihito

As pinturas de plantas e flores em seu ambiente natural da britânica Marianne North, artista botânica da Era Vitoriana, que registrou a flora tropical brasileira em viagens pelo Brasil no final do século XIX, são a inspiração para a primeira coleção feminina assinada por Akihito Hira com Julio Andrade.

Conhecida pela modelagem cuidadosa e a alfaiataria, a grife promete uma coleção poética, com "texturas, camadas e sobreposições em estampas e tecidos tramados para compor silhuetas ora amplas ora ajustadas". 

As obras de North estão na galeria dedicada a ela no Royal Bothanic Garden - Kew, em Londres.

CFWBusiness

Desta vez, o Capital Fashion Week também terá foco nos negócios da área de moda, com destaque para CFWBusiness - um espaço onde pessoas envolvidas com o setor poderão apresentar suas criações diretamente ao consumidor. Ao todo serão 44 expositores e designers que exibirão produtos como roupas, bolsas, joias, acessórios e móveis.

No Business ainda acontecerá a ação Pop Up Startup, que selecionará empresas, marcas e/ou designers com claro potencial de crescimento rápido, foco na utilização de mídias digitais, além de um produto diferenciado com forte apelo comercial. A Pop Up Startup tem o objetivo de alinhar o Distrito Federal com novas premissas de competitividade e agilidade empresarial.  Nesta ação, será feito um pocket-desfile coletivo com sete marcas selecionadas por seu perfil compatível com o novo modelo. O desfile contará com a presença de compradores brasileiros e internacionais. Cada marca fará o lançamento digital de seus produtos e consolidará um portfólio de novos clientes captados durante o CFWBusiness. A estratégia é divulgar o DF como usina geradora de criadores de moda.

A programação do Business inclui, no dia 19, uma apresentação da Cool Weaving, empresa de pesquisa e análise de moda, tendências e comportamento, sediada em Londres. A palestra Tendências para Outono/Inverno 2014, por Isabel Clara, Coordenadora de Comunicação com o Mercado da CoolWeaving, marca o início das atividades da empresano Brasil e em Brasília. 

As marcas MUV, Difuzzi, Ediene Costa, Galeria Andante, Vento Radical, Umana e Tissume apresentarão aos compradores internacionais convidados seus produtos. Haverá também oficinas de customização gratuitas, promovidas pelo Espaço Fashionteen, destinadas a jovens e adultos interessados em moda e em atividades manuais relacionadas à área de moda. 

A Fundação Athos Bulcão estará presente para divulgar o trabalho de um dos maiores artistas plásticos do século XX através da comercialização de múltiplos da arte.

O CFW
Idealizado pela empresária Márcia Lima em 2005, o CFW projeta os valores de Brasília e da região para o país e destaca a produção local com desfiles de marcas genuinamente brasilienses e do concurso para descoberta de Novos Talentos. Em nove anos de existência, o CFW apresentou aproximadamente 400 coleções de marcas de Brasília, nacionais e internacionais, e descobriu 43 novos estilistas. Mais que apresentar tendências, sua idealizadora entende que "o CFW tem como missão incentivar a moda sustentável e igualitária, atenta aos meios de produção e à responsabilidade socioambiental, além da facilitação para que o mercado receba e consuma essa nova concepção fashion". 

CFW
Pavilhão I e II
De 17 a 20 de setembro, das 16h às 22h
O CFWBusiness
De 18 a 20 de setembro, das 16h às 21h
Entrada franca

Informação do site oficial do evento: Os convites para os desfiles serão disponibilizados diretamente pelas marcas participantes ou com a produção do evento (desde que solicitado pelo telefone 61 3364 2533).
Os convites só terão validade se trocados por ingressos na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil.