Sobre este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Noite de sonho: casamento de Maria Camilla e Luiz Felipe

Ninguém poderia imaginar diferente: o casamento de Maria Camilla Arnez Coelho, filha de Cristina Arnez Coelho e Ricardo Coelho, com Luiz Felipe Leal, filho de Fernando e Patrícia Leal, seria perfeito. Mas os cerca de 400 convidados ficaram ainda mais extasiados no último sábado, 6 de julho, ao se depararem com a beleza do ambiente criado à beira do Lago Paranoá e emoldurado pela vista da cidade e do céu de Brasília. A naturalidade e alegria dos noivos e o aconchego familiar contribuíram para uma noite onde todos estavam à vontade. A noiva estava linda, no vestido de princesa assinado por Sandro Barros. O noivo, impecável.


As colunas sociais irão publicar centenas de fotos dos ilustres convidados, das mulheres elegantes em seus vestidos grifados, da juventude dorée, da fervente pista de dança com monograma do casal. O LSA vai preferir focar na ambientação, que transformou o momento do enlace de Maria Camilla e Luiz Felipe - dois filhos autênticos de uma jovem Brasília que já começa a criar tradição - em noite de puro sonho. Para mostrar a beleza deslumbrante da noite, nada melhor do que as imagens do fotógrafo Celso Junior.

 Luiz Felipe e a mãe, Patrícia Leal, vestindo Jenny Packham
 O pai do noivo, Fernando Leal, conduz Cristina Arnez Coelho, em um Zuhair Murad nude
 O irmão da noiva, André Arnez Coelho, conduz Francisca Ayres, que viu ele e Camilla crescer 
O irmão do noivo, Luiz Paulo Leal, e a noiva, Gabriela Constantino, casam ano que vem em São Paulo


















A prima Natália Neddermeyer levou o bouquet

O decor teve a assinatura inconfundível da mãe da noiva, Cristina Arnez Coelho - deslumbrante em um Zuhair Murad nude bordado com cristais -, que havia dedicado um ano aos preparativos e principalmente os últimos seis meses à essa produção primorosa e detalhista. O resultado é fruto de décadas dedicadas à moda, ao design, à arte e à decoração (veja perfil aqui), além dos centenas de milhares de milhas voadas ao redor do mundo, colecionando histórias, elementos de diferentes etnias, fragmentos de tantas culturas. Esse lastro e referências aliados a uma capacidade de organização admirável tornou viável coordenar o trabalho de uma equipe com dezenas de pessoas.

Na chegada os convidados eram recepcionados com um bar de águas aromatizadas, chocolate quente, café e chocolates, além de vinho do porto para garantir que todos ficassem aquecidos. Às mulheres foram oferecidas pashminas em tom de ouro velho para se protegerem da friagem do inverno do Planalto Central. Vários aquecedores foram posicionados nos ambientes.

A capela


Uma estrutura instalada em um terreno da família Coelho, no setor de Mansões do Lago Norte, recebeu os cerca de 400 convidados de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e África. A cerimônia religiosa foi realizada ao ar livre pelo entusiasmado padre Abdon Guimarães, habituée no convívio social com seus fiéis. Arcos de flores delicadas, que pareciam flutuar, delimitaram a passarela e elevaram-se no altar formando a capela, onde destacava-se uma imagem de N. S. da Conceição do Sécuro XVII. A sensação dominante era de leveza com o cristal do lustre, o branco das flores e das almofadas das cadeiras Tiffany transparentes, salpicados pelo verde da folhagem delicada e detalhes dourados. Tudo parecia estar ali de forma a não interferir com a visão magnífica da noiva e seu cortejo.  




As daminhas e pajens somaram 14 crianças que entraram saltitantes depois dos 28 padrinhos que incluíram o irmão do noivo, Luiz Paulo Leal, e sua noiva, Gabriela Constantino; as primas de Maria Camilla Juliana Arnez e Natália Neddermeyer; o irmão, André Arnez Coelho, e a nanny Francisca Mota Ayres, que olhou por eles desde cedo. As madrinhas receberam um mimo da Tiffany&Co - um pingente embalado com dragées (para dar sorte aos noivos) e os padrinhos ganharam uma gravata da Burberry, que usaram na ocasião. O cerimonial ficou a cargo de Cristina Gomes.

A estrutura de recepção


Os noivinhos em porcelana lladró
 A mesa de doces manteve o tema branco salpicado de verde e dourado

Para a recepção foi montada uma estrutura com vários ambientes que incluíram a suite da noiva, a sala do bolo e o salão principal com mesas em formatos diversos, lounges, fumoir, varandas, bares e a pista de dança, com o monograma dos noivos, que também foi criado por Cristina Arnez.





A visão de impacto era causada principalmente pelos pelos 23 lustres de cristal Baccarat do antiquário paulista Began Atiguidades, pelas ânforas de cristal Versace e pela profusão de flores em arranjos de múltiplos tamanhos, compostos com peças do acervo da família. Seis mil dúzias de flores coloriram e perfumaram os ambientes.






No salão principal, ousadia na combinação das cores: os tons rosáceos, brancos e lilases predominaram em hortências, callas – originária da África -, lírios, orquídeas, tulipas e peônias, uma das minhas flores prediletas, com sua profusão de pétalas (podem ter até 60 pétalas um uma única flor), natural da costa mediterrânea. Os tons alaranjados, púrpura e azuis compunham uma harmonia incomum nos arranjso florais de bodas. Na mesa de doces e do bolo, composição massiva de brancas: orquídeas, tulipas, narcisos, rosas spray e peônias.




A paleta de cores da decoração no salão principal era predominantemente verde esmeralda com detalhes em dourado nas almofadas, sousplats, cadeiras, estruturas das janelas criadas especialmente para o ambiente e em prata, nos espelhos barrocos, criados por Cristina Arnez para o casamento, em objetos de cristais, nos talheres e serviços. 




As cortinas em veludo verde com detalhes dourados foram desenvolvidas especialmente para a ocasião, assim como as almofadas em veludo bordadas com o monograma dos noivos e as almofadas das cadeiras em shantung de seda nas cores dourada e verde. As paredes também foram forradas em verde, com shantung de seda bordado. Os jogos de mesa e os guardanapos de coquetel em linho também foram feitos à medida com o monograma do casal. E foram desenvolvidos para as bodas o tapete em pelo com estampa de onça. Os móveis, os tons de dourado e ouro velho harmonizavam com os tapetes orientais.

Cristina Arnez também desenhou e mandou confeccionar os uniformes de todos os integrantes do staff do evento, sempre com o monograma que desenvolveu com as iniciais M e C da noiva e L e F do noivo.

Cardápios


Ao entrar no ambiente da recepção, os convidados deparam-se com a deliciosa mesa do bolo e doces. Cristina também criou o bolo confeccionado por Cecília Falcão. Os doces eram da Pat Piva e Marisa Doces, de São Paulo, e os bem-casados super especiais, inigualáveis em sua cremosidade e leveza, cobertos com delicada camada de chocolate branco, da doceira de Goiás Marlene Pina, sempre presentes nas festas da família da noiva. Para homenagear a origem portuguesa da família paterna de Maria Camilla, Cristina encomendou doces portugueses da Barriga de Freira, doceria conventual do Rio de Janeiro.


Os bem-casados de Marlene Pina

No salão principal os convidados foram recepcionados por uma mesa de caviar e em outra ilha era possível degustar ostras frescas. Fois gras e figer food circularam enquanto o jantar já era servido e assim foi durante toda a noite. O buffet foi da Sweet Cake, com cardápio montado pelos anfitriões.

Drinks tradicionais e contemporâneos, alguns à base de champanhe, outros personalizados pelo Help Bar foram servidos nos bares instalados no salão. Whisky Chivas Regal 12 anos, Vodka Ciroc e o vinho tinto portuguese Duas Quintas Reserva foram apreciados durante toda a noite e o champagne Veuve Clicquot foi servido abundantemente. 

O vestido  e a beleza da noiva


Com as ideias e sonhos de Maria Camilla, o estilista Sandro Barros desenvolveu o vestido em shantung de seda pura e renda francesa. Responsável pelos vestidos das cabeças coroadas da alta sociedade paulistana, Sandro deixou seu ateliê para estar al lado da noiva em Brasília e vestí-la, assegurando que seu traje estaria perfeito. Gisele Sales e o maquiador Ohara Jorge assinaram a beleza de Maria Camilla.




O brinde com Sandro enquanto Gisele monta a mantilha sobre o penteado que fez na noiva
Os pais acompanham o toque final do maquiador Ohara e Sandro abotoa o festido de Camilla
Depois de garantir que tudo está como deve ser, o estilista admira a noiva ser fotografada

Trilha sonora

Acompanhado da orquestra Toccata e coral, Juremir Vieira, um dos cantores líricos brasileiros de maior expressão na atualidade,  entoou as canções da cerimônia religiosa.  Juremir reside atualmente na Suíça e já foi pessoalmente escolhido por Luciano Pavarotti para interpretar os papéis de Edgardo, em Lucia de Lammermoor, de Donizetti, e o de Mario Cavaradossi, na Tosca, de Puccini. A Toccata tem direção musical de Kathia Pinheiro, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Maria Camilla caminhou ao altar com Ave Maria (de Gounod), a mesma música que a mãe, Cristina, entrou na igreja no dia de seu casamento com Ricardo. O repertório da cerimônia incluiu Mozart, Puccini, Verdi, Bach e Mascagni. Os padrinhos entraram ao som de The Champions, de Era, e a saída dos noivos foi com Father of the Bride, de Silvestri. 

Os badalados DJs paulistanos Milton Chuquer e Rodrigo Lunardelli comandaram as picapes da festa. A pista de dança permaneceu lotada até às 8h da manhã do dia seguinte, inclusive com a presença dos noivos.

Papelaria

 Convite e envelope em papel de linho especial 
 O monograma em baixo relevo: impressão artesanal
O sobre-envelope em pergaminho recebeu a marca d'água com o monograma do casal e lacre em ouro

Barnard & Westwood, que tem a chancela da Rainha Elizabeth e é fornecedor da papelaria da família real inglesa, confeccionou o convite de casamento em papel de alta gramatura, com acabamento dourado na lateral.

Lua-de-Mel

Maria Camilla e Luiz Felipe Leal passam a lua-de-mel no Four Seasons de Bora Bora, no Tahiti. Antes os noivos passam alguns dias em Los Angeles, onde hospedam-se no SLS Hotel.

Verdadeiro enlace

O padre Abdon, ao falar aos noivos, lembrou que Maria Camilla havia dito que não queria um evento, mas sim um casamento. Ela conseguiu. Sua cerimônia de matrimônio e festa transcorreu em clima de  genuína alegria e fraternidade, em que o que predominou foi o espírito de família, ainda que em um cenário de requinte e sofisticação. Mas onde nada estava demais ou fora do lugar. Era apenas perfeito.

Fotos: Celso Junior e Marcia Barr via iPhone