Sobre este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

Athos Bulcão na Ortiga

O artista plástico Athos Bulcão, inconfundívelmente vinculado a Brasília, é a inspiração para  o Verão 2014 da multimarcas Ortiga, que lança no próximo sábado a coleção para a nova estação. Cores e formas presentes na obra do artista integram a ambientação da loja, que passa a ter um espaço sazonal com produtos licenciados pela Fundação Athos Bulcão.

Cores e formas nos azulejos de Athos em harmonia com o Verão da C. Code

Azul, verde, branco, preto, coral e amarelo, presentes na obra do artista são as cores escolhidas. O macacão resurge junto com as peças cropped. Recortes e fendas exigem um corpo perfeito para o verão. O beach chic é o estilo da vez - para o dia e para a noite - em peças fluídas, sofisticadas, mas confortáveis.

  Recortes, fendas e barrigas de fora na coleção da C. Club

A nova estação na Ortiga, ambientada por Nilson Portuguez, tem novas marcas - Anamac, E.Store e Têca - e a volta de Rosana Bernardes. A loja segue com Agilitá, Alexandre Birman, Arte Sacra, Bo.Bô, Corporeum,  Fabulous, GIG, Iódice, Iorane, Letage, Pat Bo, Patricia Bonaldi, Psycodelicas, Seven for All Mankind e Weni Maranhão, além da marca própria Ortiga.
   
Athos Bulcão

Nascido no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, e criado em Teresópolis pelo pai após perder sua mãe muito cedo, Athos esteve sempre em contato com o mundo das artes, levado pelas irmãs ao teatro, ao Salão de Artes, aos espetáculos das companhias estrangeiras, à ópera e à Comédia Francesa. 


Athos foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, os maiores responsáveis por sua formação. Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco - que o apresentou a Burle Marx -, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti, Manuel Bandeira entre outros.


Aos 21 anos, os amigos o apresentaram a Portinari, com quem trabalhou como assistente no Mural de São Francisco de Assis na Pampulha e aprendeu muitas lições importantes sobre desenhos e cores. Em Brasília, seu trabalho seguiu sendo uma obra para o público, com suas fachadas, murais, painéis de azulejos. É a arte para o convívio do cidadão. E são essas referências, em pratos, canecas, peças do dia a dia, que estarão à venda na loja da Ortiga.

Athos Bulcão, em tratamento contra o Mal de Parkinson desde 1991 no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, faleceu após uma parada cardiorespiratória no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos.

Ortiga

Lançamento com all day music a cago do DJ Guilherme Oblongui
Sábado, dia 3 de agosto, das 11h às 19h
SCLN 309, bloco D
55 61 3349 3036
Brasília - DF
www.ortiga.com.br 
ortiga.com.br/blog