Sobre este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Unesco.Italia: Exposição revela visão de fotógrafos sobre patrimônio histórico


A Embaixada da Itália abre hoje, em Brasília, no foyer da Sala Martins Pena, do Teatro Nacional, mostra com 130 obras de alguns dos mais  importantes fotógrafos italianos com o tema dos sítios tombados pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade naquele país. 

As Dolomitas, impressionantes formações de material marinho com 250 milhões de anos, são alvo de projeto do artista Olivo Barbieri
    
A Itália reúne o maior número de sítios (47) incluídos nessa lista que inclui as cidades de Veneza e Verona; os centros históricos de cidades como Roma, Florença, Siena, Nápoles e San Gimignano;   a Costiera Amalfitana; a Cordilheira das Dolomitas e Villa Adriano. Unesco.Italia, além de oferecer uma visão do patrimônio arqueológico, artístico arquitetônico e paisagístico, apresenta uma antologia da fotografia italiana contemporânea com as obras de Olivo Barbieri, Gabriele Basilico, Gianni Berengo Gardin, Giuseppina Caltagirone, Luca Campigotto, Dario Coletti, William Guerrieri, Vittore Fossati, Mimmo Jodice, Giuseppe Leone, Marc Lesimple, Raffaela Mariniello, Luciano Romano e Ferdinando Scianna.

A mostra foi realizada pelo Ministério dos Bens e Atividades Culturais da Itália, com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores, que tem levado a exposição a vários países. Em Brasília, a iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura. 

Foto: Olivo Barbieri