Sobre este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cabaret traz Broadway a Brasília

O musical Cabaret, com Claudia Raia, chega a Brasília para curta temporada em agosto (apenas quatro dias), após cinco meses de casa lotada em São Paulo e indicações ao Prêmio Shell (melhor ator coadjuvante para Jarbas Homem de Mello e iluminação para Paulo Cesar Medeiros). A adaptação brasileira do musical da Broadway é de Miguel Falabella. 


Claudia, que detêm os direitos sobre o espetáculo para o Brasil, interpreta Sally, a cantora e dançarina de um clube noturno decadente na Berlin de 1931, - o Kit Kat Club - papel imortalizado por Liza Minelli. O espetáculo original é de 1966, de autoria de Joe Masteroff, com base na peça "Eu sou uma câmera", de John Van Druten, que inspirou-se no livro "Adeus Berlin", de Christopher Isherwood.


Falabella é também responsável pelas versões das músicas originais, escritas por John Kander e Fred Ebb, compositores responsáveis por musicais como Chicago e O Beijo da Mulher Aranha. Personagem emblemático de Cabaret, o MC (Mestre de Cerimônias) é interpretado por Jarbas Homem de Mello, ator tarimbado que já atuou em Lés Misérables, O Fantasma da Ópera, Rent e Grease. O elenco de 21 atores e 14 músicos trabalha sob a direção geral de José Possi Neto. Com a direção musical e vocal de Marco Araújo, o espetáculo ganhou maior ênfase na orquestra, que tem mais músicos do que a original (apenas 9). Araújo criou arranjos mais complexos para as partes em que os personagens estão falando de si próprios e linhas mais simples quando estão convivendo no cabaret.


Os figurinos são um show à parte. Fabio Namatame criou um vestido com 20 mil cristais Swarovski para Claudia cantar a icônica "Money" (Grana, na versão brasileira) e pesquisou as lingeries dos anos 20 e 30 para cobrir com pouco tecido e muita sensualidade os corpos esculturais de Claudia Raia e dos demais atores. São mais de 120 figurinos, dois quais 10 são da atriz principal, e 40 perucas para o elenco. No mesmo clima, foi desenvolvida a coreografia de Alonso Barros. O par romântico de Claudia na peça é o jovem ator Guilherme Magan, mas seu namorado fora do palco é Homem de Mello. Para exibir a boa forma, diz-se que Claudia fez uma dieta que, entre outros detalhes, proibia a carne vermelha e derivados de leite. Os cigarros que fuma durante o espetáculos são de alface e foram especialmente importados para ela.




Cabaret, o décimo musical da atriz, estréia no Teatro Nacional na quinta-feira 16 de agosto e encerra apresentações no domingo, dia 19, com classificação 16 anos.  

Cabaret
com Cláudia Raia

Sala Villa Lobos,Teatro Nacional
Quintas e sexta às 21h, sábado às 18h e 21h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 90,00 (meia entrada setores 4 e 5) / R$ 80,00 (meia entrada setores 1,2 e 3)
Telefones: 61 3325 6240 e 61 8403 4800
Classificação: 16 anos
Duração: 2 horas e 30 minutos
Produção em Brasília: Terravista Eventos