Sobre este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arca do tesouro no Fasano de Ipanema

A 13ª edição do Joia Brasil aconteceu no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, na semana passada coincidindo com a temporada de moda carioca. Um dos eventos mais importantes da joalheria nacional, a mostra, comandada por Anna Clara Herrmann, mais uma vez reuniu designers com trabalhos diferenciados e deslumbrou pela seleção de diamantes e pedras preciosas, como a excepcional coleção de turmalinas paraíba das irmãs Sobotka e as especialíssimas gemas de Daniela Norinder. 

Vitrine da SARA 

Anna Clara mantém o alto padrão das peças da mostra respondendo pessoalmente pela curadoria  e design, qualidade de matéria prima e acabamento são prioridades, sem perder o foco de negócios. Este ano reuniu os designers Antonio Henrique, Bia Vasconcellos, Carlos Rodeiro, Daniela Norinder, Francisca Bastos, Kristhel Byancco, Marcia Chagas Freitas, Lisi Fracchia, Lucia Lima, Meire Bonadio, SARA, Shirley e Carol Sobotka, Ucha Valverde e Vanessa Robert. 

Colar power de Daniela Norinder: diamantes e turmalina Paraíba 

O conjunto invejável de Daniela Norinder

Coleção de Paraíbas da família Sobotka

Pingente de Carlos Rodeiro, bracelete de ouro e capim dourado de Meire Bonadio e pulseira 'Patchwoork' de Lisi Fracchia

Display de Antonio Henrique, único design de Brasília na mostra

Os designers

Antonio Henrique expôs peças das coleções Ícones e Civilização Antiga. Ele trabalhou pedras preciosas e diamantes sobre ouro amarelo, rosè e branco na composição de um design que faz uma releitura arrojada de referências clássicas. Em outras peças, trabalhou o ouro em linhas puras preocupando-se com a forma como essência da joia.

Anel Escudo de Antonio Henrique tem brilhantes sobre ouro amarelo

A artista plástica carioca Bia Vasconcellos já exibiu seu trabalho em Londres, Paris, Los Angeles e, neste mês de maio, em Nova York na exposição de design brasileiro "Fresh from Brazil". As pedras, especialmente as brasileiras, com lapidações incomuns, são o ponto de partida de suas peças  de composição inusitada, como o anel Gliter. 

Bia Vasconcellos elegeu o quartzo como protagonista do anel Gliter

A tendência maxi tomou conta da obra do consagrado Carlos Rodeiro, que trabalha a estética ligada a símbolos religiosos em joias inspiradas em referências étnicas e culturais da Bahia. Exuberante e ricas, suas peças trazem uma profusão de rubis, safiras, turmalinas paraíba, pérolas e, claro, brilhantes.


Pingente Sagrado Coração de Carlos Rodeiro

Daniela Norinder nasceu em São Paulo, estudou em Londres e em Nova York, morou na Cidade do México, onde se especializou em ourivesaria e se encantou com a arte mexicana. As turmalinas paraíbas e os rubís chamam a atenção. 


Pulseira inseto de Daniela Norinder

A designer Francisca Bastos participa do Joia Brasil desde sua primeira edição. As pedras translúcidas dão leveza ao seu trabalho e, com foco no verão, optou por uma gama de cores suaves em tons dégradés. 


Anel Citrino de Francisca Bastos

A exuberante Kristhel Byancco decidiu contar a história da sua trajetória criativa com conjunto de joias exóticas de suas coleções anteriores, que passaram a integrar seu acervo pessoal. A novidade é a peça "Armadura de Deus", um bracelete confeccionado à mão com a inscrição do Salmo 91, oração de Davi. Kristhel já levou suas joias a países como França, Itália, Estados Unidos e Canadá.

Anéis Segredos do Amor e braceletes Davi de Kristhel Byancco

Márcia Chagas Freitas busca na natureza a inspiração para suas joias. Assim sendo, a cor é elemento preponderante no seu trabalho. Peridotos, águas marinhas, turmalinas paraíba, opalas e esmeraldas brasileiras estão presentes nos anéis e braceletes da designer que também utiliza fesdspatos em suas criações.


Anel de Márcia Chagas Freitas

Lisi Fracchia, perita em gemas pela Associação Brasileira ADesign, é também formada pelo Instituto Gemológico de Madri.  Lisi pesquisou as pérolas do Taithi e criou peças delicadas mas com design contemporâneo. Sua pulseira patchwork em ouro amarelo exibe gravações em diferentes padrões em cada "patch", resultando em um trabalho sofisticado e elegante. Suas peças são vendidas na Espanha e Argentina.


Brinco de Lisi Fracchia

A designer Lucia Lima, pernambucana de nascimento, tem elementos das escravas e baianas do século XVIII incorporados às suas criações em ouro. Ela acrescentou outros materiais nobres da joalheria afro-brasileira como a prata, o jacarandá, pedras precisosas e cristais para elaborar pingentes, colares e braceletes em grandes dimensões. Peças de referência religiosa são presentes, como as medalhas de santos em multiplos tamanhos, desde mini medalinhas até maxis, como no colar da foto. 

Colar de Lucia Lima

Meire Bonadio já é consagrada pela aplicação do capim dourado em peças de design apurado.  Há certa de 4 anos ela trabalha com artesãos que respeitam as normas de preservação ambiental.  E a nova coleção, intitulada "Tocandunas" homenageia a beleza natural do Jalapão e faz referências ao Estado do Tocantins, berço da produção do capim dourado. As linhas curvas e sinuosas das Dunas e da Pedra Furada estão em colares e pingentes. Em anéis e brincos ela vislumbrou o pôr do sol e o céu visto nas veredas. Um luxo é o anel circular em capim dourado, com diâmetro semelhante ao de uma moeda de cinquenta centavos, cravejado de brilhantes.

Colar em Capim Dourado

A vitrine da SARA era uma festa para os olhos: joias 'poderosas', como o bracelete na foto abaixo, em materiais nobres, pedras preciosas e brilhantes contratavam graciosamente com o decor rústico da folha e frutos da bananeira. Referência em alta joalheria, a empresa orgulha-se de produzir artesanalmente as joias que assina. O grande destaque eram as peças produzidas com titânio e centenas de diamantes coloridos em formatos de flores. 

Bracelete Pássaros do Amor em ouro branco com brilhantes amarelos, negros e congnac

As turmalinas Paraíba eram as estrelas da vitrine designers e irmãs Shirley e Carol Sobotka dão continuidade a tradição familiar dos joalheiros de Praga, pátria de seus pais e avós. A dupla traz para o evento peças em topázio imperial, água marinha, morganita, e tem a turmalina Paraíba como destaque da coleção. Em sua vitrine, Carol e Shirley também vão expor a linha Luxo by Ucha Valverde, composta de safiras e diamantes.

Anel de turmalina paraíba com brilhantes negros

Dualidade é o nome da nova coleção de Ucha Valverde, que buscou inspiração nas tribos nativas da Região Nordeste como os Tabajaras e os Potiguares. As peças trabalham o contraste da simplicidade sofisticada do artesanato indígena com a sofisticação intrínseca das pedras e metais preciosos. 

Brinco Cocar de Ucha Valverde

A formação em desenho industrial confere características especiais às criações de Vanessa Robert. As linhas arquitetônicas, o design limpo e puro possibilitam o surgimento de peças em que os metais parecem ser flexíveis e os minerais dão a impressão de que se decompuseram em fragmentos para  em seguida se moldarem às intenções da artista. As peças são lúdicas, modernas e funcionais.  

Colar Disco Solar de Vanessa Robert

Anna Clara Herrmann, criadora do Joia Brasil, tem promovido a joia de autor no Brasil e levado o melhor da joalheria brasileira a outros países. Ela já levou o Joia Brasil à Liberty em Londres e  à Printemps em Paris. Além do Canadá, a mostra já esteve em Palm Beach, e faz edições periódicas em Nova York e Los Angeles, sendo para esta última cidade a edição internacional de 2012, em julho.

No Joia Brasil Anna Clara conta com a assessoria de Marta Micheli, com quem organiza a boutique Bling Bling no evento de decoração Morar Mais. Anna faz, desde 2008, a curadoria da exposição Joia da Casa no Casa Cor Rio. 

Fotos: divulgação TNT e Marcia Barr (via iPhone)