Sobre este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

D.O.M. eleito o quarto restaurante do mundo

O restaurante D.O.M., de São Paulo, propriedade do chef brasileiro Alex Atala, subiu da sétima para  a quarta posição na lista "World's 50 Best Restaurants" 2012, da revista Restaurant, uma das mais prestigiosas publicações de gastronomia. O dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, ficou com o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. Mantiveram as posições de segundo e terceiro os espanhóis El Cellar de Can Roca, dos chefs Josep Roca, e os irmãos Joan e Jordi, e Mugaritz, do chef Andoni Luis Aduriz.

Alex Atala

O record, por enquanto, pertence ao catalão El bulli, do chef Ferran Adrià (atualmente, fechado), que experimentou um boom inimágináveis nas reservas para seu estabelecimento. Do mesmo modo, o fenômeno atingiu o Noma desde que passou a integrar esse pequeno universo de coroados. No sábado, o chef @ReneRedzepiNoma postou a seguinte mensagem Twitter: "1204 pessoas na lista de espera para esta noite. No mesmo dia, em 2008 (Segunda, 28 de abril) 14 clientes durante todo o dia." 

Rene Redzepi
Para os brasileiros, entretanto, há esperança de ter uma refeição no melhor restaurante do mundo ainda este ano: o chef Simon Lau - também dinamarquês, radicado em Brasília, onde comanda o exclusivo restaurante Aquavit - já reservou, com Redzepi, lugares para os participantes da viagem que organiza anualmente para degustar a gastronomia e desfrutar da hospedagem nórdicas.  

Outros restaurantes brasileiros entraram no ranking que enumera 100 estabelecimentos, mas ainda abaixo dos top 50. O restaurante Mani, comandado pela chef Helena Rizzo, quase chegou lá. Ficou em 51°, saltando do 74° obtido em 2011. A chef Roberta Sudbrack, que já dirigiu a cozinha do Palácio da Alvorada na era Fernando Henrique Cardoso, entrou na lista com sua casa homônima no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Estreou no 71° lugar. 

Best female chef


Elena Arzak foi a escolhida para a honraria criada pela Veuve Clicquot em homenagem à mulher empreendedora nesse universo que tradicionalmente era exclusivamente masculino. Premiada como melhor chef mulher, a representante da quarta geração da família Arzak na direção da casa de mesmo nome. Seu pai, Juan Mari Arzak, recebeu o Lifetime Achievement Award na cerimônia do ano passado. 

Os 10 primeiros na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo:

1. Noma - Copenhagen, Dinamarca
2. El Celler de Can Roca - Girona, Espanha
3. Mugaritz - San Sebastián, Espanha
4. D.O.M. - São Paulo, Brasil
5. Osteria Francescana - Modena, Italia
6. Per Se - Nova York, US
7. Alinea - Chicago, US
8. Arzak - San Sebastián, Espanha
9. Dinner by Heston Blumenthal - Londres, UK
10. Eleven Madison Park - Nova York, US

Fotos: divulgação