Sobre este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Claude Troisgros abre workshops de gastronomia

Sonho de consumo de chefs profissionais e amadores - aprender com alguns dos melhores nomes da gastronomia nacional - será possível a partir de 10 de abril, quando o CasaPark dá início ao CasaPark Gourmet, um evento gastronômico que trará à Praça Central do shopping os mais renomados chefs de Brasília e do Brasil. Com cinco edições previstas, de abril a setembro, o evento terá aula inaugural de Claude Troisgros, proprietário da CT Boucherie, 66 Bistrô, CT Brasserie e do Olympe, no Rio de Janeiro, e astro do programa "Que Marravilha", do canal GNT.


Mas há que ser persistente pois as aulas são gratuitas e as vagas limitadas com inscrições começam no próximo dia 26 de março e serão realizadas exclusivamente pelo hotsite que entrará no ar no  mesmo dia: www.casaparkgourmet.com.br.

O próximo nome será o de Mara Alcamim, chef-proprietária  do  brasiliense Universal Diner, no dia 8 de maio. Em 5 de junho será a vez de Alice Mesquita - que teve seus restaurantes Alice Brasserie eleitos diversas vezes pela Revista Veja como o melhor francês de Brasília - contar segredos culinários.

Outro profissional convidado será anunciado pelo CasaPark para a aula do dia 3 de setembro e, encerrando a agenda de 2012, no dia 9 de outubro, Brasília receberá o francês Roland Villard, chef do Le Pré Catelan, do Hotel Sofitel Rio de Janeiro. Villard foi eleito chef do ano pela Revista Época em 2011 e 2012.

Claude Troisgros

Os programas "Menu Confiance" e "Que Marravilha", do canal de TV por assinatura GNT, tornaram Claude Troisgros um dos chefs mais conhecidos do Brasil. Mas a história dos Troisgros já perpassa quatro gerações. A tradição teve inicio na França dos anos 30 com seu av
Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude chegou ao Brasil há 27 anos, através de Gaston Lenotre  e é reconhecido por ser o responsável pela criação de uma sólida conexão entre as cozinhas brasileira e francesa. Seus cardápios mesclam a técnica francesa aos produtos exóticos e tropicais,
O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto para acompanhar peixe. Morando no Rio de Janeiro há 32 anos, Claude é proprietário do Olympe, do 66 Bistrô, da CT Brasserie e da CT Boucherrie.

Neste mesmo caminho, os filhos, Pierre e Jean foram os criadores da chamada "Nouvelle Cuisine Française". O restaurante Troigros, em Roanne, foi o grande responsável por colocar a cidade no mapa da gastronomia internacional. Desde o ano de 1968, vem recebendo classificação máxima do Guide Michelin, as tão cobiçadas “3 estrelas".

A terceira geração da continuidade à tradição familiar, tanto na França, com Michel (que assumiu o controle do restaurante "Troisgros" - Roanne), e Anne Marie, no restaurante "Gravelier" - Bordeaux, como também no Brasil, com Claude, no restaurante "Olympe" - Rio de Janeiro, Brasil.

O chef francês-carioca promete uma aula com menu completo, ao mesmo tempo simples e sofisticado: 
Entrada - Lagostinas Crisp, batata doce agridoce
Prato principal - Filet de cherne com banana caramelada
Sobremesa - Fondant ao chocolate, morango crumble.

Le Creuset
Quem curtir o CasaPark no Facebook Além disso, as pessoas que curtirem o CasaPark no Facebook poderão concorrer a sorteio de uma risoteira da marca Le Creuset, sonho de consumo de todo apaixonado por gastronomia. Ao final da aula, os participantes inscritos e presentes receberão um certificado de participação.

Serviço
CasaPark Gourmet
Aula com o chef Claude Troisgros
10 de abril, 19h30
CasaPark, Praça Central
Inscrições a partir do dia 26 de março: www.casaparkgourmet.com.br
Entrada: Gratuita mediante inscrição
Vagas: Limitadas
Mais informações: 3403-5300
www.casapark.com.br
Facebook: CasaPark
Twitter: @casapark

Foto: reprodução