Sobre este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Aguardente de luxo

Chega ao Brasil mais um destilado sofisticado. Desta vez, a origem é Portugal. O Grupo Esporão está lançando a aguardente vínica Magistra XO (Extra Gold), elaborada na região portuguesa Lourinhã. Trata-se de uma parceria entre José Roquette, da Herdade do Esporão, e Carlos Melo Ribeiro, da Quinta do Rol. 


A região de Lourinhã é a primeira demarcação de aguardentes de Portugal e uma das três únicas do mundo, juntamente com Cognac e Armagnac, na França. Essa exclusividade - que se reflete no preço do frasco de 700 ml, belo por sinal - se deve a um terroir único, com características ideais para a produção de aguardentes, o que inclui fatores geológicos, climáticos e humanos excepcionais, segundo o Grupo Esporão, cujo enólogo, David Baverstock, é quem orienta a produção de Magistra.
Ainda não provei, mas a promessa é de um conjunto de aromas e sabores que a tornam especial. A descrição para o elixir de cor âmbar é aroma intenso de frutos secos, paladar aveludado e um final longo e envolvente. Para sua produção, foram selecionadas uvas de vinhas velhas da Quinta do Rol, todas recomendadas pelos estatutos da região. As aguardentes envelheceram mais de dez anos em barris de castanho, carvalho francês e português de diferentes idades. Após isso, David Baverstock escolheu as melhores aguardentes vínicas velhas de 1989, 1990,1995 e 1996, constituindo um único lote de 2.500 litros que permaneceu em barril de madeira até 2008 e só pôde ser comercializado 24 meses depois.

Magistra
Ficha técnica
Castas: Tália, Malvasia, Fernão Pires, Boal e Alicante Branco 

Visual: cor topázio, ligeiramente acastanhado
Olfato: aroma complexo frutado (frutos secos, noz e amêndoa), com boa madeira, notas de baunilha, de especiaria e ligeiro floral (flores secas) 

Paladar: complexo, macio, com notas persistentes do frutado e das especiarias
Temperatura de consumo: ambiente
Importadora exclusiva: Qualimpor - SAC 0800-7024492
Preço sugerido: R$ 1.100,00 (700 ml)