Sobre este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Umbria Jazz em Brasília: concerto Cent’anni di Emozioni com Ramberto Ciammarughi

Cent’anni di Emozione chega à Capital em uma versão solo de piano, revisitando um século de música nos filmes. O recital provém de um espetáculo maior criada por ocasião do centenário do cinema em 1995 mas é uma reinvenção dessa memória sonora. O pianista Ramberto Ciamarughi, que participou do festival Umbria Jazz 2011, apresenta hoje, na Sala Nervi, no belíssimo prédio da Embaixada da Itália, uma interpretação pessoal em que improvisa sobre algumas das mais célebres trilhas sonoras. 


Pianista e compositor de Assis, Ramberto Ciamarughi, que iniciou sua carreira no início dos anos 80 nos clubes de jazz italianos, já acumula numerosas participações nos principais festivais de jazz e projetos musicais na Itália e no exterior. Entre essas, diversas edições de Umbria Jazz e Ravenna Jazz.  Nesse período colaborou com os melhores músicos italianos e com alguns importantes artistas estrangeiros como Randy Brecker, Billy Cobham, Steve Grossman, John Clark, Dee Dee Bridgewater, Vinnie Colaiuta e Jimmie Owens.

Em 1995 foi o diretor musical nas manifestações para o centenário de Swarovski e realizou o “Cent’anni di Emozioni”, no qual orquestrou e dirigiu o próprio ensemble musical. O músico, que já viajou o mundo tocando, a partir de 2004 passou a integrar o quarteto de Miroslav Vitous junto a B.Mintzer, A.Nussbaum, D.Gottlieb e M.Giammarco. Compositor e arranjador de trilhas sonoras para espetáculos teatrais e instalações de arte figurativa é vencedor do prêmio ETI em 2005 e 2006.

Umbria Jazz


A edição de inverno do festival acontece em Orvieto, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2012 (isso mesmo, com concertos em pleno Ano Novo). E para a etapa de verão, comece a se preparar para visitar Perugia, terra do chocolate, de 6 a 15 de julho de 2012. Confira a programação em www.umbriajazz.com