Tiffany&Co. posiciona Brasília em um novo patamar do luxo, com as possibilidades que abre ao inaugurar, na quinta-feira 20, a requintada loja no shopping Iguatemi. Uma noiva pode encomendar um jogo de porcelana da belíssima coleção da casa ou um conjunto de design exclusivo, que será produzido pelo atelier Camille Le Tallec, de Paris, onde cada peça, printada à mão, é assinada pelo artista. O mesmo pode ser feito com uma joia e a cliente terá uma Tiffany única, criada no estúdio do sétimo andar do prédio imortalizado por Audrey Hepburn, na Quinta Avenida, em Nova York, onde todas as peças da joalheria são concebidas.
Na fachada, lâmina de aço faz referência direta à loja da Fifth Avenue
A loja abre com uma coleção de peças únicas que estarão à venda por um curto período de tempo: até o final de novembro. Mas o vice-presidente para América Latina, o brasileiro Luciano Rodembusch, que me recebeu para apresentar o novo espaço, fez questão de enfatizar que a Tiffany continua "uma empresa democrática", seguindo a máxima de Charles Lewis Tiffany de que a Casa tem uma peça para cada ocasião e para cada pessoa. "Os brasilienses irão se surpreender com os valores das joias e com as condições de pagamento", que incluem parcelamento de três a até dez vezes, dependendo do valor da peça.
Luciano Rodembusch orquestrou festa perfeita
No momento, a grande estrela é a loja em si. Projeto elegante que mantêm elementos icônicos da grife, como os ornamentos em forma de folhas de trigo e as referências Art Dèco, como os puxadores das portas, idênticos aos da matriz. Luciano mostrou com detalhes a arquitetura de interior, que reuniu elementos importados como a madeira canadense - em tom acinzentado com veios azuis - com que moveleiros brasileiros construíram os balcões, móveis e painéis. "Queríamos mostrar a qualidade da produção brasileira de móveis". Outros elementos nacionais foram incorporados, como a amazonita, com seus tons azuis esverdeados, que lembram a cor da caixinha azul. Os vidros, importados dos Estados Unidos, têm uma camada interna no famoso azul Tiffany.
Os ramos de trigos em aço contrastam com os tons de verde da amazonita no piso da entrada
Um elemento importante na decoração é o lustre e as arandelas de cristal que pertenceram ao Grand Hotel Ca’d’Oro, de São Paulo, o primeiro ícone de luxo do Brasil. As peças foram arrematadas em leilão e fazem assim referência aos anos 50 e 60, uma homenagem que a Tiffany faz a Brasília, construída no mesmo período.
A loja de Brasília, que também irá atender aos estados do Centro-Oeste, é o início de um processo de expansão da marca no país. "Vamos abrir mais uma loja no Brasil, em 2012, e depois queremos inaugurar duas ou três lojas por ano" prevê Rodembusch. Atualmente existem 253 lojas da Tiffany's no mundo.
Além da Travelling Collection, que já mostrei, algumas peças especiais estarão à venda por tempo limitado. Ficarão em Brasília até o final de novembro e retornam à sede em Nova York. Vale a pena apreciar o broche Dolphin, criado originalmente pelo designer Jean Schlumberger a pedido de Richard Burton para presentear Elizabeth Taylor.
Outra peça única é o anel, também idealizado por Schlumberger, em platina, ouro amarelo e diamantes. "Este anel tem 4.34 kilates e se consideramos que são necessárias 5 toneladas de material para extrair 1 grama de platina, concluímos que seu peço de R$ 80 mil é bastante razoável", analisou Luciano.
Outro destaque na coleção especial é o par de brincos com desenho criado pelos designers da joalheria para valorizar o grupo de turmalinas verdes em dégradé. A joia vale R$ 50 mil.
Entre os designers exclusivos, além das jóias em prata e ouro de Elza Peretti, a loja exibe a nova coleção de Paloma Picasso, inspirada em sua cidade natal, Veneza. Palina é a série de brincos, alianças, pulseiras e pingentes com aplicação de esmalte em azul, verde e vermelho, que fazem referência direta aos palines, mastros listrados em branco e vermelho que fazem a sinalização nos canais para os barcos e as gôndolas. Paloma chamou de Goldoni as peças que lembram os desenhos em ferro batido das sacadas dos prédios. Stella é a série que buscou inspiração nos domos das igrejas e Luce é a linha requintada e elegante em que as formas em espiral remetem às lanternas e lustres venezianos.
Mas é no berço que começa a tradição Tiffany. A canequinha de prata, a primeira colherinha, o chocalho são presentinhos que se leva para toda a vida. A coleção para bebês, em prata ou porcelana, é um primor.
Como dizia Mr Tiffany, há sem dúvida alguma coisa para todos os bolsos e sonhos nessa casa que se consagrou como a joalheria do anel de noivado com diamante. Dois por cento dos diamantes do mundo são destinados à Tiffany, que tem lapidação de corte patenteado, com foco no brilho de modo a valorizar a entrada de luz. "Nenhum diamante brilha como um Tiffany", acredita Luciano Rodembusch.
Fotos: Daniel Fama