Sobre este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Festival de Veneza: Gucci vai premiar mulher no cinema

Gucci anunciou, em Roma, as indicadas ao prêmio que reconhece uma conquista feminina no universo cinematográfico. O primeiro Prêmio Gucci será apresentado no 68o Festival de Cinema Internacional de Veneza. 

Jessica Chastain é indicada ao Prêmio Gucci pela atuação em A árvore da vida


As indicadas para o Prêmio Gucci para Mulheres no cinema são: 
Caroline Champetier, diretora de fotografia de Homens e Deuses 
Jessica Chastain, atriz em A árvore da vida 
Federica Pontremoli, roteirista de Habemus Papam
Nansun Shi, produtora de Detetive Dee: o mistério da chama fantasma 
Athina Tsangari,  diretora e produtora de Attenberg 


As indicadas foram selecionadas a partir de uma variedade de modalidades incluindo diretora, atriz, produtora, cinegrafista, diretora de fotografia, cenografista, roteirista, editora, figurinista por um Comitê Consultivo liderado pelo diretor do Festival de Cinema Internacional de Veneza, Marco Mueller. 

Um júri liderado pela Diretora Criativa da Gucci Frida Giannini irá escolher a vencedora, que será anunciada durante uma cerimônia e jantar particular oferecidos por Giannini no dia 2 de Setembro. 

O novo prêmio segue o Gucci Group Award, que desde 2006 destaca artistas que fizeram uma contribuição notável para o cinema. Desta vez, Gucci faz parceria com o Festival para homenagear mulheres. Em honra a esta ocasião Gucci vai fazer uma doação de 25 mil dólares para o Instituto de Cinema e Televisão Maurice Kanbar na Escola de Arte NYU Tisch, em nome da ganhadora do Prêmio Gucci para as Mulheres no Cinema 2011.

A relação da Gucci com o cinema vem desde os anos 40 e ao longo dos últimos seis anos a empresa tem centralizado seu compromisso significativo para a preservação da arte do cinema através de seu trabalho com a Fundação Martin Scorsese para a restauração de filmes. No ano passado, tiveram première mundial no Festival de Veneza as versões restauradas de A Doce Vida, de Federico Fellini; O Leopardo e Senso, de Luchino Visconti; Uma mulher sobre influência, de John Cassavetes; As amigas, de Michelangelo Antonioni e Wanda, de Barbara Loden. 

O projeto mais recente – We Can't Go Home Again, de Nicholas Ray – terá sua estréia mundial em Veneza no dia 4 de Setembro e será apresentado pelo ator James Franco e Susan Ray. 

No dia 3 de Setembro, com o apoio da Gucci, Franco também ira apresentar três instalações de arte na Ilha Certosa, como um evento colateral da 54a Exposição de Arte Internacional, organizado pela Bienal de Veneza. As três instalações serão: Rebelde, uma examinação abstrata do cinema e iconografia do século 20, o filme experimental de Nicholas Ray: We Can't Go Home Again e Sal, o mais recente filme dirigido por James Franco. Os dois longas terão sua estréia mundial no 68o Festival de Cinema Internacional de Veneza, no Lido.