Sobre este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lumini, Fernando Prado e Antonio Bernardo: luminária em edição limitada

Uma parceria de sucesso foi o encontro da criatividade do designer de joias Antonio Bernardo com o apuro técnico e o investimento em pesquisa da Lumini, empresa de iluminação de origem brasileira que já tem filial na Alemanha. O resultado foi a luminária 360º, desenvolvida pela Lumini a partir do desenho do brinco de mesmo nome criado por Benardo. A peça foi lançada no Design São Paulo, mostra realizada em primeira edição este mês na Oca, Parque do Ibirapuera, com homenagem aos irmãos Fernando e Humberto Campana.

Aros banhados a ouro difundem a luz em cores variadas

Sofisticada e luxuosa, uma luz embutida ilumina o pendente confeccionado em aço inox e banhado a ouro, valorizando o movimento das argolas dispostas em giros de 360º, dando a impressão de vibração e tridimensionalidade. Ao atravessar os anéis, a luz desenha formas no piso do ambiente. Serão produzidas apenas sete peças da versão banhada a ouro.

O projeto foi coordenado pelo designer da Lumini, Fernando Prado - outro artista premiado, que ocupa a gerência de produtos da empresa. Ele explicou que a admiração pelo trabalho de Bernardo sempre existiu e ao decidirem firmar a parceria, pesquisaram as peças mais representativas. O joalheiro também desfrutou do projeto: "a iluminação trouxe um caráter lúdico à minha criação, destacando a forma e movimento".

 A premiada Bossa, de Fernando Prado, permite variação de efeitos da luz

Lumini em Brasília

Com mais de 30 anos no mercado, a Lumini acabou de inaugurar um show room no CasaPark, onde se propõe a oferecer uma combinação de design, funcionalidade, simplicidade e tecnologia. A empresa exporta para cerca de 30 países e conquistou vários prêmios nacionais e internacionais como o Red Dot Best of the Best e o iF Gold Award e Designpreis.

 Showroom de Brasília oferece peças próprias e de marcas internacionais

A linha decorativa – Luz e Forma – apresenta peças desenhadas e produzidas no Brasil, assim como produtos importados; a linha técnica – Luz e Arquitetura – busca a valorização do espaço arquitetônico através de soluções de alta performance; na Led Solutions, a principal preocupação é combinar baixo consumo, eficiência, durabilidade dos leds à qualidade da luz, visando o conforto visual e, finalmente, os sistemas inteligentes de automação permitem o controle da iluminação residencial e coorporativa, em parceria com empresas líderes no mercado mundial.

História e prêmios

A história da Lumini começa com a lighting designer Esther Stiller que, insatisfeita com o que o mercado nacional de iluminação oferecia na época, começa a desenhar e produzir peças para atender às necessidades de seus projetos. Em 1996 Stiller afasta-se da empresa para dedicar-se exclusivamente aos projetos luminotécnicos, mas a pesquisa constante e a orientação ao cliente tornam-se marcas registradas da Lumini, que inicialmente era focada no segmento corporativo, com amplo know how em iluminação técnica.

Eser Seabra admira a Le Soleil 
Luminárias tem design contemporâneo e lúdico

A partir de 2003 o designer Fernando Prado passa a integrar a equipe da empresa ampliando seu portifólio de produtos com a linha decorativa Luz e Forma, atendendo também ao segmento residencial. Suas peças, de design clean e funcional, tornam-se objetos de desejo e são reconhecidas no Brasil e no mundo, passando a ser exportadas. Prado é hoje um respeitado nome do design nacional e o único brasileiro a receber importantes prêmios como o iF Gold Award e o Red Dot Best of the Best.

Com o primeiro showroom da marca inaugurado em 2005, a Lumini, além de oferecer produtos de fabricação própria, passa a representar marcas mundiais cobiçadas como as italianas Foscarini, Barovier & Toso e Luceplan; a inglesa Tom Dixon e a francesa Jieldé. A empresa de iluminação passa a atender grandes empreendimentos como aeroportos, shopping centers e hospitais, além de lojas, escritórios, restaurantes e residências, com soluções de olho na minimização do consumo de eletricidade. Alguns projetos são a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, a Estação da Luz, o Hotel Unique, a Galeria Melissa e a loja Roberto Cavalli, em São Paulo. Para manter o padrão de qualidade, promete assessorar o cliente em todas as etapas. Além de São Paulo e Brasília, a marca está no Rio de Janeiro e Campinas e promete expandir.

 Luminária de parede Caboche
Luminária Cage, da Diesel e Foscarini

Fernando Prado

Em 10 anos de carreira, Fernando acumula importantes prêmios nacionais e internacionais com um design que alia funcionalidade, simplicidade e tecnologia. Suas criações já participaram de exposições no Brasil e na Europa e são conhecidas e admiradas principalmente pela interação que propoem ao usuário e pela preocupação com o conforto visual.

Um bom exemplo é a Bossa, um pendente em alumínio com sistema de iluminação que permite a mudança de efeitos e o controle de intensidade de luz através da movimentação do seu refletor pelo usuário. A luminária possui eficiente controle de ofuscamento, obtido através de anteparo fixado na face inferior, que evita o brilho direto da lâmpada. Peça exclusiva criada pelo designer Fernando Prado, é vencedora do Premio Design Museu da Casa Brasileira 2005;  iF Design Award 2007 da Alemanha, Design Plus Award 2006 na Alemanha; Good Design Award 2006  de Chicago; Red Dot Design Award 2007 – Best Of The Best da Alemanha e Bienal brasileira de design 2006.

As luminárias Bossa (E) e Luna (D) permitem controle da direção e intensidade da luz

Em 2005, uma das criações de Prado, a Luna, é imortalizada em um selo dos Correios, como representante da criatividade do design brasileiro. Ns versões teto e piso, seu desenho permite a total integração das lâmpadas ao corpo da luminária, sem alterar seu desenho. O sistema de rebatimento por anteparo orientável é eficiente no controle de ofuscamento. Uma das faces do anteparo tem acabamento em branco e a outra, em preto, o que diminui o rebatimento da luz, de acordo com o posicionamento do anteparo, funcionando como um dimmer mecânico, o que gera o efeito das fases da lua.

 Mirror Ball, da britânica Tom Dixon
 Sérgio Gutfreund
 Renato e Eduardo, da família Gutfreund, proprietária da Lumini
 Ricardo Gutfreund e Denise Zuba, na inauguração da loja de Brasília
Ângela Guimarães, gestora da marca na Capital, com Moema Leão e Eliane Martins


Antonio Bernardo
ParkShopping


Lumini
CasaPark

Fotos inauguração do show room:  Lincoln Iff
Luminárias Luna e Bossa: reprodução