Falei nesse gênio do cabelo no post anterior e agora conto da parceria entre ele e a designer de beachwear Andréia Graffiette, que lança dia 18 de outubro uma coleção com o nome do hair stylist. Parece uma aliança para troca de prestígios? Não é. Em primeiro lugar, Andréia e Proença têm laços e afinidades. Ela comanda uma empresa consolidada, que começou em 2005, oferecendo uma pequena coleção de biquinis à Daslu que, com visão de futuro, abrigou e deu projeção à marca. Hoje, além da loja em São Paulo, a Dibikini está em vários pontos do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Dubai.
Andréia e Proença foram beber na fonte a inspiração para a linha
Marcos Proença tem uma carreira de sucesso desde quando trabalhava com Wanderley Nunes, a quem muito admira, no Studio W, em São Paulo. Hoje tem um salão maravilhoso com seu nome (que mostrarei depois) em cobiçado endereço do Jardim Paulistano. Sua clientela reúne a nata da sociedade paulistana e clientes do país todo que (como eu) viajam até lá para que ele escolha o corte e as cores dos cabelos. Já cuidou das cabeças mais belas e admiradas do mundo da moda, como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Vanessa Hudgens e Raquel Zimerman.
Mas quem conhece Proença sabe que não é apenas (se isso fosse pouco!) talento e técnica para cuidar da beleza que lhe é natural. Além da generosidade e humildade que são suas qualidades, ele é um trend setter verdadeiro, que tem feeling para identificar elementos que podem determinar novas tendências. É criativo, conhece estilo, tem raciocínio rápido e insights o tempo todo. Além disso, não tem medo de confiar nos seus instintos, embora seja muito cuidadoso, sabendo ponderar e, sobretudo, pesquisar sempre. Conhece e aprecia a mulher, identificando o que lhe favorece. Então, a conclusão é óbvia: mesmo não tendo familiaridade com a indústria da vestimenta, sua vivência deve resultar em criações elegantes e ao mesmo tempo instigantes.
Convidado por Andréia, Proença mergulhou na pesquisa e embarcaram em junho para Paris com esse objetivo. Andréia o colocou numa imersão de oito dias para conhecer tecidos, analisar tendências de cores, pesquisar elementos para a estamparia. Andando pelo metrô parisiense, ele teve um desses insights quando as libélulas da arquitetura art nouveau das estações chamaram sua atenção. Daí viajaram no mundo dos insetos e redescobriram as formigas como inspiração.
A escolha dos tecidos foi relacionada à pele macia e delicada da mulher. Os tecidos são leves e esvoaçantes, com destaque para as sedas e cobrem o corpo com suavidade, protegendo dos efeitos nocivos do sol. As peças escondem mais, deixando espaço para a imaginação. Os biquinis tem corte amplo (característica da Dibikini), mas elegante e sensual, valorizando as curvas femininas. Para cobrir maiôs e biquinis, roupas longas, fluídas, esvoaçantes. As cores do alto verão são o nude rosa e o nude beige, em contraponto com o pink flúor, o verde turquesa, o azul celestial e o lilás, sem deixar de fora os tradicionais preto e branco.
Ana Claudia Michels na campanha do Verão 2011 da Dibikini
Como em todas as coleções da marca, a linha de Marcos Proença para a Dibikini será completa, com bolsas e nécessaires; chapéus, faixas turbantes e twist scarves para dar atenção especial aos cabelos das mulheres e protegê-los do sol e do vento.
Considerando o know how de Andréia e que Proença cuida dos cabelos de 9 entre 10 estrelas nacionais, como Flávia Alessandra, Ingrid Guimarães, Deborah Secco, Gabriela Duarte, Mônica Martelli, Luana Piovani, Daniela Cicarelli, Wanessa e Cláudia Leite, além das principais It Girls paulistanas e algumas das blogueiras mais influentes, a coleção só pode se tornar um sucesso. A Dibikini em breve estará disponível também em Brasília.
Enquanto isso, entrem no site da Dibikini e assistam ao making off da campanha de verão, que é fofo.
Enquanto isso, entrem no site da Dibikini e assistam ao making off da campanha de verão, que é fofo.
Foto em Paris: arquivo pessoal de Andréia Graffiette
Foto campanha: André Schiliró