Sobre este blog

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprender moda e estilo com Marco Antônio Vieira


"O estilo é uma forma de escrita. Assinatura visual que se cultiva como caligrafia. Eu me escrevo para o Outro a partir de meu estilo.
O estilo está, neste sentido, acima da moda, pois que ele depende de uma elaboração em torno daquilo que nos oferece a moda.
Nada pode haver de mais condenável que alguém que segue cego a moda." A reflexão é de Marco Antônio Vieira,  pesquisador das representações do corpo na moda, nas artes visuais e na literatura, mestre em semiótica, professor de História da Indumentária e de Moda Contemporânea, curador do Capital Fashion Week e consultor em Design e Negócios da Moda. 

Marco Antônio tem todas essas credenciais e muitas outras que o capacitam para ajudar a gente como nós, meros mortais, tantas vezes confundidos pelo bombardeio implacável da indústria da moda, da mídia equivocada, do marketing canibalizado, da ditadura da logomarca. Ter estilo não é estar "na moda", mas é se conhecer, ter consciência do próprio corpo, estar empoderado para escolher com critério com o que vamos cobrir - e descobrir - nossos corpos. O caminho não é muito simples, mas Vieira pode ajudar:

"Estamos envoltos por tudo que embalam estas imagens, prontos para nos deixarmos consumir pelo deleite inescapável destas narrativas visuais, para que possamos comprar. É entre a distância entre comprar e consumir que, por ora, esquadrinhamos aqui o abismo entre Moda e Vestuário. Comprar é ativo. Consumir-se pressupõe deixar-se consumir em desejo e danação pela retórica de persuasão das imagens da Moda.

Entre o estilo e a moda: como resistir às tentações sedutoras em nome de escolhas informadas, pertinentes e elegantes? 

Mais que a transitoriedade excessiva das gírias passageiras da moda, o estilo se impõe , altivo, como um idioma visual reconhecível, (...) como uma forma de assinatura visual". 


Marco Antônio Vieira acredita que as pessoas procuram cada vez mais filtrar o que lhes é oferecido pela indústria da moda e, dentro dessa perspectiva, ministra na quarta-feira (16/06) o curso Moda e Estilo, com informação, dicas para se descobrir o estilo pessoal e fazer escolhas conscientes na hora de comprar. 

Moda e Estilo


Data:16/06
Horário: das 19h às 22h
Local: Oásis 300, SIG Quadra 06 – Lote 1515
Taxa de inscrição: R$120
Informacões: contato@organizamania.com.br