Ainda é tempo de falar no reconhecimento da genialidade do designer Roque Frizzo ao conceber a Mesa Mangue, peça ímpar inspirada na vegetação de um dos ecosistemas mais importantes do planeta - o manguezal. O móvel criado por Frizzo para a Saccaro recebeu o W' Award, do Instituto de Arte e Cultura de São Paulo.
Roque Frizzo e o design premiado
A premiação ocorreu em novembro, na FAAP, após a escolha dos melhores trabalhos de arquitetura e design, com curadoria do professor Auresnede Pires e participação da jornalista Adélia Borges, do designer Jéthero Cardoso de Miranda, da designer Miriam Lerner, da arquiteta Myrna de Arruda Nascimento e do arquiteto Marcelo Aflalo.
Na base, leveza e solidez das raízes do mangue
No topo, o detalhe sutil do caminhar dos caranguejos
A mesa de jantar Mangue tem um quê de poesia. Inspirada nos manguezais do litoral brasileiro, onde o mar encontra os rios, faz, em sua base, referência às raízes aéreas das árvores típicas desse bioma, especialmente o mangue vermelho, cujas raízes profundas seguram as árvores no solo lodoso e auxiliam na troca de oxigênio nesse ambiente. A trama formada pelas raízes dessa vegetação, representada nos pés da mesa de Frizzo, oferecem também proteção para que inúmeras espécies se reproduzam e se desenvolvam. No tampo laminado, o designer criou detalhes delicados, produzidos a laser, que representam o caminhar dos caranguejos. O móvel é uma homenagem e um alerta à necessidade de proteção desse ecosistema que é responsável por mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
Destacado por investir no móvel de design assinado, João Saccaro, diretor da empresa, considera que o prêmio “abre novos caminhos para sermos reconhecidos como produtores de design". E a comemoração do próximo ano é mais do que oportuna, pois são 30 anos de investimento no design nacional”, explica o diretor João Saccaro.
Saccaro - Brasília
Shopping CasaPark
Fone: 61 3234 1217