Sobre este blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Flamenco inspira noivas

A cultura cigana, o Flamenco, as raízes do sul da Espanha, com sua confluência de povos, são influências da “La Dama” Collection, que Fernando Peixoto e Patrick Noronha lançam dia 22 de agosto, na Mansão dos Arcos , em Brasília. 

Seus criadores, relatam o clima que envolveu a criação de 22 vestidos de noiva, em que o coração acompanhou o compasso agitado do sapateado gitano: "Inflamadas pelo calor da dança e sensualidade das ciganas, as bailarinas de Andaluzia, sul da Espanha e berço do Flamenco, inspiram diferentes artes pelo mundo. A riqueza dos sons da guitarra, o canto de dor e sofrimento e o sapateado forte das mulheres têm raízes formadas por diferentes civilizações, como os Mouros, Judeus e, principalmente, os Ciganos, que se estabeleceram na Espanha por volta de 1425 d.C., permitindo a integração com o folclore andaluz. A paixão, a entrega e a força da dança espanhola engrandeceram o Flamenco a ponto de torná-lo patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)".
“La Dama conta a história de um amor visceral, uma paixão tão calorosa que se torna um suplício. Utilizamos a força do Flamenco e todo o romance andaluz para criar vestidos fortes, para mulheres que fazem do amor e do desejo um pulsar em suas vidas”, explicam os estilistas. Os 22 modelos de La Dama nasceram do verdadeiro espírito flamenco e trazem elementos como saias de gume godê em camadas e babados com textura jabô, emprestando aos vestidos o movimento da dança. Rendas, brilhos, bordados em arabescos desenham sobre o off white, champanhe, prata e até o vermelho, associado ao fogo, ao sangue, ao coração, ao desejo e atração. Decotes ombro a ombro e transparências, sobre silhueta feminina bem modelada e em corte sereia, com cauda mediana.

Fotos: Fernando Veler