Sobre este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Domingo tem Chefs nos Eixos

No dia 4 de setembro acontecerá a última edição deste ano do Chefs nos Eixos. Conhecido por levar chefs renomados da cidade para cozinhar ao ar livre pratos com preços acessíveis, o evento se popularizou por democratizar a alta gastronomia, levando restaurantes respeitados para a informalidade das ruas. Nesta sétima edição Jimmy McManis, do Burgertopia, do Rio de Janeiro, conhecido como "o Ogro mais querido do Brasil", está de volta.
Jimmy McManis - o Ogro
Para quem não conhece - e não sabe o que está perdendo - Jimmy é fundador do Ogrostronomia e do truck Burgertopia e apresenta um quadro de culinária de rua no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, em que viaja pelo Brasil à caça de receitas e ingredientes diferentes.

Desta vez Jinny vai preparar dois hamburgueres - Classic Bacon (burger 100% bovino, maionese de alho, BBQ artesanal com bacon bits e muçarela gratinada) e Oriente (burger 100% bovino, maionese artesanal de curry, cebolas caramelizadas no shoyo e muçarela).

Para esta edição, vários chefs elegeram a carne de porco para suas receitas. Vai ter Carbonara (fettuccine com creme de gemas caipiras pasteurizadas, pancetta, bacon, queijo grana padano e pimenta do reino do chef Agenor Maia do Olivae; tem Três Porquinhos (arroz com ragu de pernil de porco, linguiça toscana e bacon), do chef André Carvalho do Rapport Cafés Especiais e Bistrô. 
Tiramisù do chef Flávio Leste, do restaurante Villa Tevere
O Marcello Lopes, ex chef do Bottarga e agora personal, irá preparar Risoto de linguiça artesanal com bacon crocante, queijo coalho e um toque de molho napolitano, finalizado com gran formaggio. Para quem curte sanduíches, tem o de pernil desfiado, do chef Sérgio Rafaelli e o Chorizo a la Pomarola (linguiça suína cozida em molho de tomate, cebola, pimentão e vinho branco, servida no pão francês) do argentino Gastón Almada, que também irá servir empanadas, de carne e de doce de leite.

O chef Rodrigo Martins do Jardins Restaurante e Lounge Bar vai fazer Ragu de rabada com toque de agrião, acompanhado de risoto de açafrão espanhol e também Polvo à galega (polvo assado, com batatas baby e toque de páprica levemente picante).

Ricardo Moreno do Gustalia Gourmet vai mostrar o que a cozinha espanhola tem de melhor: Paella valenciana tradicional (frango, costela suína, vagem e couve-flor. pimentão vermelho, páprica doce, tomate, alecrim e limão) e Paella fideuá marinera (lagostim, lula, peixe, camarão, mexilhão, páprica doce, açafrão espanhol, macarrão de sêmola de trigo e limão).

Quem também vai preparar paella, é Nilson Favacho, chef do Oliver que vai com  Paella valenciana à marinera (arroz, lula, camarão, mexilhão, coxa e sobrecoxa de frango, açafrão, pimentões, molho de tomate e alho). Márcia Latão vai servir pratos típicos da culinária brasileira: Arroz de cuxá (arroz, vinagreira, camarão seco e pasta de gergelim) e Pato no tucupi (pato assado e cozido no tucupi com jambu, servido desfiado, com arroz branco).
Informalidade é o lema do Chefs nos Eixos
Marcella Pinho do Mãe & Filha Ateliê vem com uma novidade deliciosa! O Bolo de churros de banana (bolo de banana com açúcar, canela e doce de leite caseiro), além dos já sucesso de venda, Bolo de chocolate belga (bolo molhado de chocolate belga com brigadeiro gourmet e ganache belga) e Bolo de leite Ninho (bolo molhado com brigadeiro de leite Ninho).

O que também promete fazer a felicidade dos apaixonados por doces, são as opções do Mr. Brownie que vai prpeparar Mr. Cheesecake de doce de leite (brownie assado com cheesecake e cobertura de doce de leite), Mr. Brownie Gateau com Vai Bem de doce de leite (brownie com recheio cremoso, picolé de doce de leite, morangos e farinha de amêndoas) e Mr. Brownie de colher (diversos sabores).

Mais informações e o menu completo no site:  http://chefsnoseixos.com.br

Chefs nos Eixos
4 de setembro (domingo)
Local: Eixo Rodoviário Norte - Eixão, na altura das quadras 211/111 Norte
Valor dos pratos: máximo R$ 25,00
Horário: das 10h às 17:30h

Fotos chefs prato - Rafael Lobo
Fotos gerais – Gilberto Evangelhista
Jimmy - arquivo Ogrostonomia