Sobre este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Choperia Pinguim celebra 80 anos de história

A marca paulistana recebeu clientes e formadores de opinião em Brasília para comemorar oito décadas servindo seu famoso chopp, da Antarctica, com um menu comemorativo com petiscos clássicos, que marcaram a história da casa. 
 Esse cardápio, na melhor tradição da comida de boteco, é servido de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h nas quatro operações espalhadas pelo Brasil. Para acompanhar, o público pode saborear entre as diversas opções geladas, dois clássicos: o mini chopp, com 150ml de líquido e 50ml de creme; e o Maracanã, copo especial com 300ml de líquido e 90ml de creme. Em breve, mais itens clássicos irão fazer parte deste menu comemorativo.
Há pouco mais de um ano em Brasília, a casa coleciona números expressivos, por mês são vendidos 15 mil litros de chopp. No balanço mensal, são contabilizadas 40 mil tulipas servidas, equivalente a 300 barris de 50 litros. Os barris vêm direto da fábrica da Antárctica em São Paulo, e ao chegarem em Brasília, requerem um tratamento especial para garantir sua melhor conservação, qualidade e sabor.

História do Pinguim

Em meados da década de 30, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, diversificava suas atividades e já mostrava vigor após o crash da Bolsa de Nova York, em 1929, que tirava poder mas não o charme da capital do café. Um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico de Ribeirão, em 1937, um misto de bar com choperia abria suas portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto de 1936, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Gal. Osório com Álvares Cabral, ali nascia a Choperia Pinguim.
A instalação da Cervejaria Antarctica, em 1911, abriu espaço para a tradição do chopp de Ribeirão Preto (Arquivo Jornal A Cidade)
Primeira Choperia Pinguim no térreo do Edifício Diederichsen
Aos poucos, o Pinguim foi crescendo e tornando-se conhecido pela qualidade do líquido servido, pelo bom atendimento, por seus pratos especiais, por lendas e pelos personagens que o frequentam. Desde o início, muitos mitos já cercavam o Pinguim, o novo ponto turístico da cidade, que recebia desde artistas e esportistas, a políticos e presidentes da República. A marca ampliou seus horizontes, passando a ser conhecida também no exterior, difundindo a famosa história do “chopeduto”, que ligava a casa até a cervejaria Antárctica, localizada a algumas quadras.

A Choperia Pinguim recebe em Ribeirão Preto cerca de 1 milhão de clientes por ano e chega a vender, nesse período, aproximadamente 3 milhões de tulipas de chopp. Os números cresceram ainda mais com a inauguração de unidades em Belo Horizonte e Brasília. 

Fotos: Telmo Ximenes e reprodução
  
Choperia Pinguim
Espaço Gourmet do Parkshopping
61) 3042 1070
www.pinguimochopp.com.br