Sobre este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Aprender o mundo do vinho à distância

O mercado ganha um produto novo para quem deseja mergulhar no mundo do vinho: o curso "Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização” pode ser acompanhado no ritmo que desejar o aluno, mesmo sendo previstas 60 horas para concluir o programa, em um livro e quatro DVDs. O lançamento acontece nesta quarta-feira, dia 18, no restaurante Dom Francisco Asbac, em Brasília.
O sommelier Leonildo Santana com Etiene e Rachelle gravando no Dom Francisco
O curso é fruto de parceria entre os especialistas Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto) e Marcos Rachelle (sommelier e empresário da área), com o Centro de Produções Técnicas (CPT) e foi aprovado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Quem concluir todas as etapas e for aprovado no teste final com 70% de acertos terá direito ao certificado com chancela da Universidade Online de Viçosa. 

O curso está dividido em módulos que vão elucidar dúvidas como compra de rótulos, processos de vinificação, ordem de serviços, características das principais castas e vinhos e o livro, com 232 páginas, traz também dicas e curiosidades. 

Segundo Etiene, apesar da proposta à distância, o curso foi montado de forma a associar a teoria a exercícios práticos. “Foram muitas horas de gravações para apresentar, além dos tradicionais e importantes conceitos, aulas demonstrativas que ensinam o passo-a-passo de como abrir garrafas de vinho e de espumantes, a diferença entre as taças utilizadas, a decantação de vinhos antigos e até a melhor comida para harmonizar com cada tipo de vinho”. 

Apesar do aspecto virtual das aulas, as degustações não ficaram de fora e sete vinhos são avaliados e comentados – um espumante, um branco e cinco tintos – Marcos sugere que o aluno acompanhe essas degustação com vinhos iguais ou similares aos apresentados na videoaula, “para que o aluno aprenda na prática a análise visual, olfativa e gustativa da bebida”.
A produção recebeu apoio do restaurante Dom Francisco da Asbac, onde parte das gravações foram feitas e que tem a reputação de reunir umas das melhores adegas de Brasília. O sommelier da casa,    Leonildo Santana, participa do curso ensinando como pedir vinhos em restaurantes, explicando o papel do sommelier, abordando as peculiaridades de uma boa carta de vinhos e até o polêmico assunto “taxa de rolha” (cobrada quando o cliente leva seu vinho para degustar durante o jantar) para a qual há regras a seguir.

Sobre os professores

Etiene Carvalho é editora do Blog Vinho Tinto. Possui qualificação nível 3 pela Wine and Spirits Education Trust (WSET 3) e é especialista em Vinhos da Califórnia (CWAS). 
Marcos Rachelle é Sommelier, também tem qualificação nível 3 WSET, foi um dos co-fundadores da Associação Brasileira de Sommeliers - ABS Brasília, onde ministrou aulas durante longo período.  Atualmente é empresário do ramo do vinho no Distrito Federal e Goiás, com a Art du Vin.
Centro de Produções Técnicas CPT é uma empresa que atua há 26 anos no mercado com cerca de  800 cursos à distância e aproximadamente 1,4 milhões de alunos certificados. Para desenvolver seus Cursos à Distância, trabalha em convênio com Universidades e Centros de Pesquisas e Extensão do país. A direção do curso “Segredos do Vinho” ficou a cargo do diretor Marcos Orlando de Oliveira.

Investimento 

O investimento no curso "Segredo do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização" é de R$ 380,60 (que podem ser pagos em 10 parcelas sem juros, com frete incluso). O curso está à venda pelo Blog do Vinho Tinto, mas quem for ao lançamento oficial nesta quarta-feira, e chegar cedo, poderá comprar uma das 60 unidades que serão vendidas ao preço promocional de R$ 250,00. O coquetel tem apoio do restaurante Dom Francisco, World Wine Importadora e GranLegado.

Fotos: divulgação

"Segredo do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização" - lançamento do curso
Data: 18 de novembro
Horário: das 19h às 22h30h
Local: salão de eventos do restaurante Dom Francisco Asbac, Brasília-DF
Mais informações: mktblogvinhotinto@gmail.com